ACORDES PARA UMA CIDADE

Humberto Guimarães

curadoria

Claudia Renault e Paulo Schmidt

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Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aquarela sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aquarela sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Aguada de nanquim sobre papel

26 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Nanquim sobre papel

26 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Aquarela e nanquim sobre sobre

papel

26 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Trilhas subterrâneas, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

80 x 100 cm

R$ 28.000,00

Humberto Guimarães

Sem título, 2019

Nanquim sépia a bico de pena sobre papel

21 x 30 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título, 2019

Nanquim sépia a bico de pena sobre papel

21 x 30 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Desenho bico de pena sobre papel

30 x 40 cm

R$ 18.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Desenho bico de pena sobre papel

30 x 40 cm

R$ 18.000,00

Humberto Guimarães

Paisagens com nuvens, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

70 x 80 cm

R$ 25.000,00

Humberto Guimarães

Trilhas apagadas, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

80 x 100 cm

R$ 28.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2022

Aquarela sobre papel

30 x 40 cm

R$ 18.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2019

Aquarela sobre papel

33 x 41 cm

R$ 18.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aquarela sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aquarela sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título, 2000

Aguada de nanquim sobre papel

33 x 40 cm

R$ 18.000,00

Humberto Guimarães

Partitura para três guitarras, 2010

Aquarela e grafite sobre papel

69 x 98 cm

R$ 22.000,00

Humberto Guimarães

Pedaço de canteiro, 2011

Aquarela e grafite sobre papel

57 x 75 cm

Humberto Guimarães

Para instrumento de corda, 2011

Aguada de nanquim e grafite sobre papel

64 x 95 cm

R$ 22.000,00

Humberto Guimarães

Trilhas apagadas, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

80 x 100 cm

28.000,00

Humberto Guimarães

Cidade sobre (cidade) 2, 2022

Acrílica e óleo sobre tela

80×100 cm

28.000,00

Humberto Guimarães

Planeta Cidade A, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

70 x 80 cm

R$ 25.000,00

Humberto Guimarães

Planeta Cidade A1, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

50 x 50 cm

R$ 23.000,00

Humberto Guimarães

Planeta Cidade A2, 2023

Acrílica e óleo sobre tela

50 x 50 cm

R$ 23.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aguada de nanquim sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aguada de nanquim sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2021

Aguada de nanquim

sobre papel

26 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2021

Aguada de nanquim

sobre papel

26 x 33 cm

R$ 15.000,00

Humberto Guimarães

Sem título 2018

Aquarela sobre papel

25,5 x 33 cm

R$ 15.000,00

Fotografia: Laura Costa

Acordes para uma cidade ou A cartografia poética de Humberto Guimarães

Ao chegar a uma nova cidade, o viajante encontra um passado que não lembrava existir: a surpresa daquilo que deixou de ser ou deixou de possuir revela-se nos lugares estranhos, não nos conhecidos. (Italo Calvino: As cidades invisíveis). Nas descrições de Marco Polo ao imperador Kublai Khan, as cidades pelas quais viaja não se assemelham, mas todas se espelham na percepção do contumaz viajante.

 

Humberto Guimarães nasceu em Sabará, cidade onde vive e trabalha. Além do desenho, a música fez parte do seu universo familiar e pessoal. É incerto afirmar quando a cidade começa a habitar o artista e, por ele constantemente retraçada, passa a configurar uma cartografia afetiva, entoada pelas linhas do bico de pena ou pelos arpejos sinuosos dos pincéis de sua aquarela.

A cidade que habita Humberto Guimarães mostra-se ora sem limites, ora sitiada ou labiríntica; e seus relevos, casas, ruas e vegetação são postos em delicada confluência. Ela mesma – ou talvez o próprio artista – sempre se desdobra em inúmeras e diversas faces.

 

Diante da obra de Humberto, é inevitável tecer paralelos com artistas como Wassily Kandinsky e Paul Klee. Assim como Guimarães, eles exploraram a expressão artística rompendo limites convencionais, distanciando-se da reprodução do visível e criando uma linguagem visual autônoma e subjetiva, baseada, cada qual, na própria individualidade.

Kandinsky (1866-1944) buscou evocar a sonoridade por meio das cores e formas, criando uma sinestesia entre as artes visuais e a música. “O artista é a mão que deliberadamente faz a alma vibrar por meio dessa ou daquela tecla. Assim, é claro que a harmonia das cores somente pode ser baseada no princípio de tocar a alma humana”, diz Kandinsky. Klee (1879-1940), por sua vez, explorou em suas obras as conexões entre formas e símbolos, criando uma espécie de escrita pessoal que transcendeu o expressionismo. Esses artistas demarcam um contexto histórico e artístico importante para compreender a gestalt e o processo de leitura das obras de Guimarães.

Engana-se aquele olhar que interpreta o gesto do artista como ingênuo ou voluntarioso, pois trata-se, como nos desenhos e pinturas de H.G., de uma expressão desconcertantemente espontânea, onde há generosa entrega de intimidade.

 

“Acordes para uma cidade” é uma exposição que nos convida a uma viagem singular, onde escrita e cartografia se fundem em obras de extrema delicadeza e lirismo, transportando-nos para o universo fecundo e lírico de Humberto Guimarães, onde é possível captar os acordes que emergem das formas, cores e linhas traçadas em suas composições.

A delicadeza de que se acerca o trabalho de Humberto Guimarães é marca indelével de sua produção artística. Cada linha é livremente traçada, revelando a precisão e a sensibilidade do artista, traduzidas em nuances e sutilezas: traços de afeto. Seus desenhos e pinturas reverberam a sutil melodia de sua caminhada, convidando-nos a uma imersão profunda, obra a obra, numa jornada mitológica que requisita o olhar contemplativo e reverente do espectador.

 

Claudia Renault e Paulo Schmidt – Curadores