Paisagens

Ana Michaelis . Mário Zavagli . Nelson Screnci
16.04.08 a 10.05.08

Exposição ‘Paisagens’ reúne artistas em torno do tema natureza.

 

No dia 16 de abril, a AM Galeria de Arte inaugura uma exposição muito especial. A mostra “Paisagens” irá reunir desenhos e pinturas de três artistas plásticos especialistas no assunto: o mineiro Mário Zavagli e os paulistas, Ana Michaelis e Nelson Screnci.

Para Ângela Martins, marchand e proprietária da AM Galeria, a exposição é uma oportunidade única para o público mineiro conhecer as obras dos artistas inspiradas em temas da natureza, tendo como fio condutor o ‘olhar’ da delicadeza e da simplicidade.

 

As obras

“Repoussoir” é o título dado à série de pinturas que serão apresentadas pela artista plástica Ana Michaelis. O significado do nome é ‘empurrar para trás’ e era um recurso utilizado, entre os séculos XVII e XIX, pelos artistas que pintavam na tela uma figura ou objeto no extremo do primeiro plano usado como contrate para aumentar a ilusão de profundidade. As paisagens representadas pela artista se apropriam intencionalmente do recurso do repoussoir. Para a exposição da AM, Ana Michaelis apresenta seis telas, todas pintadas na técnica de tinta acrílica sobre tela e produzidas em 2008.

 

O mineiro Mário Zavagli apresentará algumas aquarelas abordando a temática de paisagens mineiras, utilizando técnica de pintura em aquarela  utilizada na Inglaterra no século XIX. São retratadas regiões de Diamantina, da cadeia do Espinhaço, de Furnas (Serra da Boa Esperança) e da Serra da Mantiqueira. “Os trabalhos remetem às pinturas de paisagem dos artistas viajantes dos séculos XVIII e XIX”, explica Mário.

 

“Florestas” é o título da série de pinturas que será apresentada pelo paulista, Nelson Screnci. A pintura do artista compõe-se a partir da articulação de imagens retiradas da memória pessoal, da história da arte ou de situações do cotidiano que remetem à cultura de massa. Utilizando-se de recursos de composição tais como a multiplicação de imagens ou a analogia com obras históricas, Screnci propõe um exercício criativo e poético com a intenção de provocar no expectador o questionamento da condição humana diante da realidade contemporânea. Para a exposição da AM, o artista apresenta quatro telas, todas pintadas na técnica acrílico sobre tela, em 2007 e 2008. “A proposta de representar só a floresta como paisagem, sugere um foco nas questões de preservação ambiental. Por outro lado, propõe também a leitura poética de uma realidade visual, que atualmente se encontra no limite de sua própria decomposição, ou desconstrução”, completa Nelson Screnci.

 

Os artistas

Ana Michaelis formou-se na Faculdade de Belas Artes de São Paulo, já realizou diversas exposições individuais e coletivas, participou de feiras internacionais de Arte Contemporânea na Espanha e em Portugal e de vários projetos realizados no Brasil. A artista possui obra no acervo da Gallery Pulitzer Art, Amsterdam, Holanda.

 

Mário Zavagli é pintor, desenhista, gravador e professor adjunto de pintura e desenho na Escola de Belas Artes da UFMG. Foi coordenador e professor de Artes Plásticas em várias edições do Festival de Inverno da UFMG em Ouro Preto, São João Del Rey, Poços de Caldas e Diamantina. Foi ainda membro titular do Conselho do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Belo Horizonte. Já recebeu vários prêmios de arte ao longo de sua carreira, realizou 28 exposições individuais e participou de mais de duzentas mostras coletivas no Brasil e exterior.

 

Nelson Screnci é artista plástico e professor de Artes Visuais e de História da Arte. Em 1983 recebeu o Prêmio Pirelli-Masp. Desde então, participa ativamente do circuito cultural realizando palestras, cursos, artigos e exposições pelo Brasil. Seu trabalho integra o acervo de importantes museus nacionais e internacionais, além de servir de referência em diversas publicações culturais mundo afora.