No dia 28 de agosto, às 20h, a AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155/4, Funcionários) inaugura uma mostra de arte muito especial. É a primeira exposição individual da artista plástica Leonora Weissmann numa renomada galeria de arte. Os quadros da mostra fazem parte de uma série de pinturas que a artista vem realizando desde 2006. Os trabalhos integrantes da mostra ‘Leonora Weissmann’ são parte de um processo de experimentação e pesquisa dentro do universo da pintura, reunindo duas temáticas clássicas intrínsecas à sua história: o retrato e a paisagem.
Leonora Weissmann conta que o retrato e a paisagem estão inseridos em sua pesquisa pessoal nas artes plásticas há algum tempo. “A questão histórica da representação na pintura, o surgimento da paisagem como modelo de representação do espaço e do retrato como modelo de representação da figura e de seus costumes; a constante modificação do ponto de vista; suas relações com as narrativas literárias, descrições e personagens. Esses assuntos fundamentam minha paixão e envolvimento com o prazer de ver o surgimento das imagens, participando de seu processo de criação”, relata a artista.
Na mostra serão apresentados nove quadros, dentre eles três auto-retratos onde a artista se representa de formas diversas: Auto-retrato sobre mar azul; Auto-retrato com Felipe José; Auto-retrato com índia Tarairiu; além de paisagens. São todas pinturas em grandes formatos, na técnica de acrílica sobre tela, vinílica e colagem.
Sobre a artista
Leonora Weissmann nasceu em Belo Horizonte (MG), em 1982. Possui formação acadêmica em Pintura e Gravura pela Escola de Belas Artes da UFMG, onde atualmente cursa pós-graduação. Atua profissionalmente como artista plástica e cantora. É integrante dos grupos Quebrapedra, de música popular brasileira, Orquestra Misturada e o Coral Voz & Cia. Já participou de diversas exposições coletivas e individuais, nacionais e internacionais. Dentre as premiações que recebeu, destaca-se a última, concedida pela Fiat Mostra Brasil 2007, com exposição paralela à Bienal de São Paulo.