Coletiva Projeto Portfolio na AM Galeria de Arte

Inaugura na AM Galeria de Arte em Belo Horizonte a exposição coletiva Projeto Portfolio, com curadoria de Guilherme Bueno, a mostra apresenta a produção de jovens artistas com linguagem consolidada. Serão expostas obras de Andrey Rossi, Cesar Machado, Isabel Ávila, Naira Pennacchi e Nina Horikawa.

 

Longe de pretender definir uma noção de “geração”, a pluralidade de temas abordados exemplificam os diferentes caminhos que pavimentam a arte contemporânea. Trata-se da versão inaugural de uma programação que pretende prosseguir nos próximos anos, assinalando uma valiosa contribuição para o circuito de artes visuais em Minas e no Brasil.

 

Os trabalhos de pintura de Cesar Machado e Naira Pennacchi revisitam a abstração, sendo que em Cesar há o contraste entre a operação “mental” de organização do espaço em uma pressuposta grade e o contraponto empírico dos materiais utilizados. Em Naira, as pinceladas e ações vão criando paisagens nas quais se desfazem os limites entre o observado, o lembrado e o imaginado. Os trabalhos de Andrey Rossi, evocam ao sublime da pintura romântica. A impressão de uma aura extranatural perpassa a paisagens corriqueiras presentes na vivência do artista.

 

O poder de construir narrativas a partir de imagens é a tônica das obras de Nina Horikawa e Isabel Ávila. Ambas artistas se apropriam de fragmentos, fazendo-nos perceber os diferentes sentidos descortinados conforme a edição da imagem. As pinturas de Nina trazem uma dimensão do privado, seja no registro de uma cena íntima seja em composições casuais. Isabel investe sobre o problema da representação, ao enfatizar a relação entre a figuração e a construção de tipos (e estereótipos).

 

A mostra ficará em cartaz até o dia 11 de março e desenha alguns dos muitos perfis possíveis para os muitos rostos da arte brasileira contemporânea.

 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER