Valentino é fotógrafo profissional desde os 20 anos de idade, quando deixou o amor pela gastronomia para os fins de semana e resolveu trabalhar com seu pai, o renomado fotógrafo Rômulo Fialdini. Seu trabalho autoral ganhou mais destaque recentemente a partir da série “Lego”, na qual o artista utiliza o conhecido brinquedo para construir arquiteturas com seus módulos de encaixe coloridos. O “Lego” foi criado na Dinamarca nos anos 40 e só chegou ao Brasil na década de 80 quando a geração do artista, nascido em 1976, se encantou e brincou muito com as pecinhas. “Lego” significa “brincar bem”, e foi exatamente isso que Valentino fez, brincou muito bem e conseguiu um resultado instigante.

 

A primeira série – Sem título, 2010 [Legos] pode ser vista no acervo da galeria – consiste em grandes ampliações em metacrilato de um espaço vazio, uma arquitetura que não se sabe onde é e que ao mesmo tempo pode ser qualquer lugar. Não sabemos a escala, nada. A perspectiva nos faz acreditar que é um lugar onde podemos entrar, não temos certeza.

 

Mas é tudo uma ilusão, mágica própria da fotografia, do ângulo correto, da lente especial e de um olhar afiado.
Uma questão fica especialmente clara: a cor em profusão que impregna esse espaço artificial, asséptico, brilhante mas pequeno como uma casinha de boneca. Quem habita esse espaço é a cor.

 

A partir disso, numa busca enérgica por novos caminhos e descobertas, o trabalho de Valentino assume uma vocação pictórica. Depois de visitar incansavelmente várias galerias de arte o artista começa a se preocupar em dissecar o espaço, a luz, o cubo branco que faz do espaço expositivo um lugar neutro onde tudo pode habitar e acontecer temporariamente. Resolveu refazer com as pequenas peças de seu lego o cubo branco da galeria. Surge aqui a série White Cube, composta por cinco fotografias montadas em metacrilato em grande formato e expostas juntas pela primeira vez na AM Galeria de Arte. Aqui fica clara a importância da cor para o artista: ele começa a pintar o espaço, a sala expositiva de brinquedo recebe uma instalação de luz onde a cor emitida por lâmpadas fluorescentes, difusas por um pequeno papel vegetal colocado no teto, invade o lugar e tudo se torna uma cor só.

 

As fotos são monocromos. Verde, azul, amarelo, vermelho e branco. Sem dúvida um exercício da pintura e da fotografia, um estudo de cor, um estudo de luz. Tudo se completa para o fotógrafo, que procura o melhor ângulo e a melhor luz, mas dessa vez o ângulo é o mesmo, a arquitetura é maquete construida com a imaginação do artista e a luz o dispositivo que pinta as paredes do espaço, o pincel e a tinta.

 

Nessa direção, na série seguinte, “Translúcida”, Fialdini intensifica a simulação do espaço com mais colunas, sombras que sugerem pessoas, janelas e portas. E a pintura se torna mais evidente quando o papel vegetal vira parede e várias lâmpadas por detrás se misturam colorindo o espaço.

 

Valentino quer sair do espaço da maquete onde a experiência do público se realiza apenas a partir da imagem da luz e da cor. Ele quer ir para o espaço real proporcionando um encontro do corpo com o espaço impregnado pela cor que vem da luz. Na mostra White Cube dois estudos de cor feitos especialmente para o espaço podem ser vistos: “Estudo de cor fluorescente”, no qual 8 lâmpadas fluorescentes pintam a coluna da galeria e “Estudo de cor transparência” onde um adesivo vermelho transparente cobre toda a fachada de vidro do espaço. Esses dois trabalhos estão presentes para indicar a pesquisa do artista e são apenas o início de uma série de projetos nos quais o discurso pictórico no espaço está presente mas, sem nunca, abandonar a fotografia e a sedução da imagem.

OBRAS

VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta
VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta

VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta
VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta
VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta
VALENTINO FIALDINI
Arquitetura em Pedras
Ed.5 (para cada tamanho)
Fotografia em papel algodão montada em moldura
110×80 cm
180×130 cm
Sob Consulta

PORTFÓLIO DO ARTISTA

CV

São Paulo, Brasil, 1976. Vive e trabalha em São Paulo, Brasil

1995
Começou a trabalhar como assistente do seu pai o fotografo Rômulo Fialdini

1997
Começa carreira solo colaborando para as revistas Casa Vogue, Vogue, Casa Claudia, TPM, Joyce Pascowitch, e agencias de publicidade como Lowe, DM9, Future Brand, Young, Index Design, principalmente na área de arquitetura e gastronomia.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

2013
White Cube, AM Galeria de Arte, Belo Horizonte, Brasil

2011
Zipper Galeria, São Paulo, Brasil

2004
Celebridades, Espaço Galeria Paul Mitchell, São Paulo, Brasil

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

2012
Passato Immediato, Galeria Marta Traba, Memorial da América Latina, São Paulo, Brasil

2011
Convivendo com Arte: Pintura Além dos Pinceis, Centro de Exposições da Torre Santander, São Paulo, Brasil

2010
Silêncio, Zipper Galeria, São Paulo, Brasil
41º Chapel Art Show, Chapel School, São Paulo, Brasil

2006
Parcial, Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil

2004
Paulo Autran: Retratos. Espaço Cultural Vivo, São Paulo, Brasil

2001
O Tempo do Olhar, Conjunto Cultural da Caixa, São Paulo, Brasil

VÍDEOS