Sylvia Amélia nasce em 1976, em Belo Horizonte, onde atualmente vive e trabalha. Recebe de seu pai o nome de Silvia Amélia Nogueira de Souza.

 

Aos 19 anos herda da mãe uma tesoura de costura com a qual executa seus primeiros trabalhos feitos de recorte em papel. No mesmo ano ingressa no curso de Educação Artística, na Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais, ano em que publica sua primeira História em Quadrinhos “Passeio Noturno”, uma adaptação do conto de Rubens Fonseca roteirizada pelo jornalista Pablo Pires.

 

Em 1994 ministra uma oficina de artes gráficas para crianças no Centro de Atendimento Comunitário São Francisco, em Belo Horizonte e inicia um percurso sólido como educadora de Arte para crianças, jovens e adultos, em comunidades rurais e urbanas, em projetos culturais, sociais e educacionais, sempre no ensino informal. Inicia também o desenvolvimento de trabalhos em artes gráficas e ilustração de livros.

 

Entre 1995 e 2013 lança-se em uma pesquisa experimental em Histórias em Quadrinhos e publica na revista Azougue (SP) e na Revista Graffiti 76% quadrinhos (BH) 12 histórias e assina sob diversos pseudônimos, entre eles SANS, S.A. e Silviamelia. Sua produção quadrinística destaca-se por constante variação estilística e técnica, a cada história, sempre a tensionar os limites entre as artes visuais e as artes sequenciais. A pesquisa das relações entre o texto e a imagem, uma tônica na trajetória da artista, será observada inicialmente nestas produções gráficas, além do diálogo com a literatura, em parcerias com escritoras, e na livre adaptação de textos literários e poesia para a H.Q.

 

Em 1997, após ter cursado um workshop de Cinema de Animação ministrado por Abi-Feijó (POR) e Raimund Krumme (ALE), trabalha como artefinalista no filme “Castelos de Vento”, de Tânia Anaya e em alguns curtas para a TV. O uso da narrativa como recurso expressivo, evidente em alguns trabalhos da artista, está desperto nestas primeiras experiências em video e cinema.

 

Entre 1999 a 2001 realiza um estágio como arquivista e assistente fotográfico no arquivo no Departamento de Patrimônio Histórico de Belo Horizonte e acompanha diretamente os processos de demolição e de tombamento de imóveis, no apagamento e reconstrução arquitetônica da cidade. Passa dois anos fotografando imóveis protegidos pelo patrimônio histórico local e essa experiência será marcante em sua trajetória, com destaque ao exercício da fotografia e a sensibilização quanto as questões urbanas e pela paisagem gráfica da cidade.

 

Por volta de 1998 inicia-se na técnica de escrever diretamente com a tesoura, sobre papel e adesivo, sem o auxílio de marcações e em 2002 participa da coletiva PALAVRA TEMPO MEMÓRIA, que irá marcar sua primeira fase interventora, no ano de conclusão da Licenciatura em Artes Visuais. Influenciada pela literatura de Maria Gabriela Llansol, cria e expõe o trabalho “Sucata do Discurso (Lixo de Escrita)”, um dispositivo de intervenção artística pensado especificamente para a Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A obra se utiliza de um container de entulho, carregado de letras caixa, recolhidas da paisagem gráfica da cidade para produzir uma zona de indeterminação entre a arte e a não-arte, na entrada da edificação e na Sala de Obras Raras da Biblioteca.

 

A partir de então, interessada em questões relativas ao espaço público, a memória urbana e as relações entre texto e imagem, Silvia Amélia inicia sua trajetória como artista visual, em paralelo a sua trajetória como professora.

 

O trabalho de artista visual se avoluma em 2003 no ingresso ao curso de especialização em Arte Contemporânea na Escola Guignard/UEMG e a artista realiza inúmeras ações em espaços públicos (Envie Meu Dicionário, Palavras Volantes, Cifras). Entre 2003 e 2007 fotografa a série “Inventário do Sob”, uma pesquisa arqueologia-poética sobre palavras escritas e apagadas nas calçadas do centro de Belo Horizonte, e realiza a exposição solo Cartografia do Chão, no Palácio das Artes. Coloca uma letra Y encontrada na calçada em seu nome, passando assinar Sylvia Amélia, em 2005.

 

Entre 2009 e 2012 compõe o grupo de professores/artistas da Oi Kabum – Escola de Arte e Tecnologia, em Belo Horizonte, desenvolvendo uma série de proposições artísticas com os jovens estudantes e criando metodologias de ensino de História da Arte e de Tecnologias.

 

Em 2007 é contemplada pelo prêmio do 29o Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte / Bolsa Pampulha, do Museu de Arte da Pampulha e realiza uma grande ação interventiva no entorno do Parque Municipal da cidade de BH, o Plano de Retomada.

 

A partir de 2010, com o advento da gravidez, a artista inicia algumas pesquisas artísticas e teóricas sobre a domesticidade, o espaço privado e o gênero, desenvolvendo o Mestrado na Escola de Belas Artes da UFMG cuja dissertação recebeu o título de “Mulheres, Arte e Domesticidade: Entre a Arte Feminista e o Dicionário do Lar”, orientado pela artista Mabe Bethônico e produz 5 obras sobre a condição feminina no pós parto e sob a égide da maternidade.

 

Em 2012 recebe o Prêmio Micro Projetos da FUNARTE/ MINC e coordena, juntamente com a artista Rosa Maria Unda Souki o projeto “Memória da Casa – de Dentro e de Fora”, na orientação de 18 jovens em uma residência artística, no Espaço Experimental de Arte (EXA) que culmina em duas exposições e na publicação de um catálogo das obras produzidas.

 

Em 2014 ingressa como professora efetiva na Universidade Federal de Minas Gerais, no Colégio de Aplicação Centro Pedagógico da Educação Básica da UFMG, e na escola leciona Artes Visuais e Audiovisuais para crianças e jovens da região metropolitana de Belo Horizonte.

 

Concomitante com seu trabalho docente e acadêmico, a artista Sylvia Amélia persegue o rastro das relações entre texto, imagem e contexto, indaga sobre as representações de tempo e de espaço e busca extrair de materiais e de matérias diversas, uma verdade que possa ser encontrada na escuta das coisas e do mundo.

OBRAS

SYLVIA AMÉLIA
Paisagem suspensa, 2020
Vinil adesivo sobre poliestireno
35 X 43 cm
Sob Consulta
SYLVIA AMÉLIA
Figuras no azul, 2021
50×63 cm
Sob Consulta
SYLVIA AMÉLIA
Figura sonora, 2020
Vinil adesivo sobre poliestireno
50 x 62 cm
Sob Consulta
SYLVIA AMÉLIA
Coleção de Ruídos, 2019
Recortes de vinil adesivo aplicados
sobre poliéster, linha de algodão e acrílico.
25x37x8 cm
Sob Consulta
SYLVIA AMÉLIA
Coleção de Ruídos, 2019
Recortes de vinil adesivo aplicados
sobre poliéster, linha de algodão e acrílico.
25x37x8 cm
Sob Consulta
SYLVIA AMÉLIA
Coleção de Ruídos, 2019
Recortes de vinil adesivo aplicados
sobre poliéster, linha de algodão e acrílico.
25x37x8 cm
Sob Consulta

PORTFÓLIO DO ARTISTA

CV

Sylvia Amélia nasceu em Belo Horizonte em 1976, onde vive e trabalha. Artista visual de trânsito entre as artes gráficas, intervenção urbana, artes sequenciais e visuais. Professora efetiva de Arte/Audiovisual do Centro Pedagógico, da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2014.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

2009 – 2011 Mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem _ Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Título: Mulheres, Arte e Domesticidade: entre a Arte Feminista e o Dicionário do Lar. Orientadora: Prof. Dra. Mabe Bethônico.

2003 – 2004 Pós – graduação Lacto Senso Arte e Contemporaneidade – Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG. Título da monografia: Arte como Prática de Atuação no Espaço Público Urbano. Orientadora: Laura Belém.

1997 – 2001 Licenciatura plena em educação artística e habilitação em artes plásticas pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais / UEMG.

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS

• Inéditos e Guardados. De 30 de maio a 30 de junho de 2012. Galeria BDMG Cultural, Belo Horizonte, Brasil.
• Bolsa Pampulha 2007-2008 – Plano de Retomada – Intervenção no entorno do Parque Municipal Américo Renê Giannetti – 13 de dezembro de 2008 (http://sylviamelia.wordpress.com)
• Cartografia do Chão – Palácio das Artes, Belo Horizonte, Minas Gerais. De 10 a 31 de maio de 2007. Belo Horizonte, Minas Gerais.
• III Mostra do programa de Exposições 2005, Centro Cultural São Paulo, São Paulo.

EXPOSIÇÕES COLETIVAS

• Carta Paisagem. De 6 a 26 de agosto de 2014. Galeria AM, Belo Horizonte, MG.
• Papel – Projeto Boletim ou Shortcuts#1. Galeria AM. De 5 a 14 de maio de 2014, Belo Horizonte, M.G.
• Fluctuantes. Intervenção no Lago dos Barcos no Parque Municipal de Belo Horizonte. 14 de setembro de 2012. Noite Branca, M.G.
• Participação na exposição DEDETIZAÇÃO PB_2.T – PAULO BRUSCKY. Curadoria Marconi Drummond. De 8 de dezembro a 31 de dezembro de 2012. EXA – Espaço Experimental de Arte, Belo Horizonte, MG.
• Paisagem. Galeria AM Horizonte. De 9 de maio a 8 de junho de 2012, São Paulo, S.P.
• Em Torno de Butor : Imagens e palavras. Espaço Centoequatro, Praça da Estação, 104. Belo Horizonte – MG. De 21 a 26 de outubro de 2011.
• 4 Miradas. Exposição de fotografia. Galeria Plug Minas – out /2010, Belo Horizonte, MG.
• Exposição de Verão _ Galeria Silvia Cintra _ janeiro de 2009, Rio de janeiro, RJ.
• Artes Mídia em Código Aberto – Museu Universitário de Arte, Uberlândia, M.G. Residência artística, curadoria colaborativa e exposição _ Jul/2009.
• Exposição Preparatória – Museu de Arte da Pampulha – De 8 de novembro a 26 de fevereiro de 2009. Curadoria Marconi Drummond . Belo Horizonte, MG.
• Turistas Volver – Galeria Carminha Macedo / Belo Horizonte, Minas Gerais. De 2 a 28 de junho de 2008. Curadoria Luiza Duarte.
• 5ª KAZA VAZIA – Intervenções e performances no Mercado Novo e no Parque Municipal de Belo Horizonte. 22, 23 e 24 de fevereiro de 2008.
• Cartografias do Sentido. Antropologia urbana, derivas e mecanismos de memória no hipercentro de Belo Horizonte. De 10 a 30 de março de 2006. Centro Cultural da UFMG – Belo Horizonte, MG.
• Mostra Comida de Buteco / Arte no Banheiro. Local: Café Palhares. Maio de 2006. Belo Horizonte, MG.
• Mostra ARTE NO ÔNIBUS, exibição de trabalhos de 12 artistas dentro dos ônibus urbanos. De agosto a setembro de 2005. Belo Horizonte, M.G.
• I Mostra do programa de Exposições 2005, Centro Cultural São Paulo, S.P.
• 2ª Zona de Ocupação Cultural, Centro Cultural Belo Horizonte. Ago/2003.
• Coletiva PALAVRA TEMPO MEMÓRIA na Biblioteca Pública Estadual Luis de Bessa. Nov/ 2002. Belo Horizonte, MG.

PRÊMIOS

• Prêmio Microprojetos Rio São Francisco, agosto de 2012. Edital Mais Cultura – Funarte, Ministério da Cultura, Brasil.
• 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte / Projeto Bolsa Pampulha – 2007/2008 – Museu de Arte de Pampulha.

PROJETOS FINANCIADOS

• Carta-Recorte. Financiamento colaborativo pela internet via plataforma CATARSE em 26/07/2012. http://catarse.me/pt/projects/723-ineditos-eguardados-carta-recorte
• Projeto de exposição e catálogo do Inventário do Sob aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundo de projetos culturais de 2005.

EXPERIÊNCIAS CURATORIAIS

• Exposição Memória da Casa: de dentro e de fora. Realizado junto com Rosa Maria Unda Souki. Coordenação de laboratório artístico orientado, publicação, premiação e de exposição de 18 jovens artistas. EXA – Espaço experimental de Arte – De 19 de janeiro a 2 de fevereiro de 2013. Belo Horizonte, M.G. – Prêmio Funarte Micro Projetos do São Francisco 2012, Ministério da Cultura.
• Mostra 2012 Oi kabum BH. De 17 de julho a 10 de agosto Plug Minas, Belo Horizonte, MG.
• 4 Miradas. Galeria Plug Minas – outubro de 2010, Belo Horizonte, MG.
• Artes Mídia em Código Aberto, Julho de 2009 – MUnA, Uberlândia, M.G.
• Cartografias do Sentido. Antropologia urbana, derivas e mecanismos de memória no hipercentro de Belo Horizonte. De 10 a 30 de março de 2006. Centro Cultural da UFMG – Belo Horizonte, MG.

EDUCAÇÃO (seleção de cursos ministrados)

2013 Laboratório de experiências e vivências estéticosensoriais no âmbito da arte e da cultura. Projeto de Extensão da Escola Guignard – UEMG.

2009 – 2012 Curso de História da Arte e Tecnologia. Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! – Instituto Oi Futuro / Plug in Minas / Associação Imagem Comunitária _AIC – 25 horas semanais para jovens de 16 a 25 anos.

2008 Oficina Imagem textual, texto visual – Prática e teoria na experimentação de texto e imagem – SPA das ARTES de Recife/PE. De 8 a 12 de setembro. 25 horas/curso. Público alvo: Jovens universitários dos cursos de arquitetura, designer, artes plásticas, comunicação e turismo.
Oficina O jogo e a cidade – apropriação urbana e criação de jogos de tabuleiro a partir da cidade de Ouro Preto – ARTE HOJE / Fundação de Arte de Ouro preto. De 21 a 25 de janeiro. 25 horas/ curso. Público alvo: Crianças de 6 a 12 anos.

2007 Oficina Imagem/texto nas artes visuais – Rede Funarte / Ministério da Cultura / Governo Federal. Centro Cultural Adonias Filho – Público alvo: adultos artistas plásticos, atores, bailarinos e professores de Itabuna, Bahia. 20 horas/curso. De 12 a 17 de dezembro.

Oficina de artes plásticas para crianças de 5 a 12 anos. Programa ARTE E CULTURA da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 2º semestre de 2007. 4hs semanais em 5 meses.

Oficina de artes plásticas para jovens de 15 a 17 anos. Programa de Agente Jovem da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. 2º semestre de 2007. 3hs semanais em 5 meses.

PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA

2014 Laboratório de experiências e vivencias estéticosensoriais no âmbito da arte, da cultura e da Educação. Capítulo: Cartografias Cotidianas. Coordenador Benedikt Wiertz. Belo Horizonte, MG.

2013 Ilustração do livro infantil Meu, Seu, Nosso da autora Alice Luttembarck. Fino Traço Editora, Belo Horizonte, MG. 2013 Guia Morador Belo Horizonte. Capítulo: Passeio. Organização Fernanda Regaldo e Roberto Andrés. Editora Piseagrama, Belo Horizonte, MG. ISBN 978-85-67173-00-9

2012 História em Quadrinhos (Sem Título) 4 pgs. Revista Graffiti, 76% Quadrinhos, n.23. Belo Horizonte, MG.

2010 História em Quadrinhos Outubro. 1 pg. Revista Graffiti, 76% Quadrinhos, n.20. Belo Horizonte, MG.

2010 Ilustração de mapa “Onde a Fundação Municipal de Cultura está na cidade de B.H.” para Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Distribuído gratuitamente na Bienal do Livro de 2010. Belo Horizonte, MG.

2007 Artigo “O inventário e seus desvios”. Publicado no Diário de Itabira, 05 de agosto de 2007. Itabira, MG.

2007 Ilustrações e capa para o livro de ensino musical de flauta para crianças Cada som Cada Música, Tereza Castro. Editora TOC, Belo Horizonte, Minas Gerais. ISBN: 978-85-907041-0-2

2003 História em quadrinhos – “Em casa de Incêndio”, 5 pgs. Revista Graffiti, 76% Quadrinhos, n.11, agosto, Belo Horizonte, MG. 2002 História em quadrinhos – “Jogo de três”, 3 pgs. Revista Graffite, 76% Quadrinhos, n.08, setembro, Belo Horizonte, MG.

2001 “S/ título”, colagens. Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais, nº70. Belo Horizonte, MG.

2000 “Gesteiras”, desenhos. Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais, nº55. Belo Horizonte, MG. 2000 História em quadrinhos – “Ludo”, 6 pgs. Roteiro de Clarisse Alvarenga. Revista Graffiti, 76% Quadrinhos, n.07, dezembro, Belo Horizonte, MG.

2000 História em quadrinhos – “Sombras Coloridas”, 7 pgs. Roteiro de Clarisse Alvarenga. Revista Graffiti, 76% Quadrinhos, n.06, agosto, Belo Horizonte,
1999 História em quadrinhos – S/Título, 1 p. Revista Graffiti, 76% quadrinhos, n. 05, outubro, Belo Horizonte, MG.

1998 História em quadrinhos para o espetáculo teatral ZAAC & ZENOEL do Grupo Officina Multimédia. Belo Horizonte, MG.

1998 História em quadrinhos – “Discórdia”, 5 pgs. Roteiro Binho Barreto, 6 pgs. Revista Graffiti, 76% quadrinhos, n. 04, outubro, Belo Horizonte, MG. 1997 História em quadrinhos – “Crescente”, 4 pgs. Roteiro Vivian Margutti. Revista Graffiti, 76% quadrinhos, n. 03, outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais.

1996 História em quadrinhos – “Variações para uma mosca”, 4 pgs. Revista Graffiti, 76% quadrinhos, n. 02, dezembro, Belo Horizonte, MG.

1995 História em quadrinhos – “Passeio Noturno. Adaptação do conto de Rubem Fonseca. 5 pgs. Revista Graffiti, 76% quadrinhos, n. 01, maio, Belo Horizonte, MG.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS – COMUNICADOR E PALESTRANTE

2014
Comunicação no IX Seminário Arte, Cultura e Fotografia – Imagens: práticas e metodologias. Título: Entre a Arte Feminista e o Dicionário do lar: uma ancoragem metodológica para a crítica. 16 setembro, 1h. MAC – Museu de Arte Contemporânea. Organização Grupo de Estudos Arte & Fotografia – Departamento de Artes Plásticas, USP.

2011
Palestra no evento “Metodologia para projetos” do Curso de Artes Gráficas. Escola de Belas Artes – UFMG. Tema: Trajetória artística e acadêmica. Dia 31 de outubro. 4hs/aula. Belo Horizonte, Minas Gerais.

2009
Participação na mesa redonda: “Arte e juventude no espaço urbano”. Programa de Pós Graduação Lacto sensu do Centro Universitário Newton Paiva. Dia 17 de abril. 4hs/aula. Belo Horizonte, Minas Gerais.

2008
Participação no ciclo de debates. Rede Nacional Funarte de Artes Visuais. Museu de Arte da Pampulha. Tema: “Arte Pública em Debate”. Dia 17 dezembro. Belo Horizonte, Minas Gerais.

2007
Apresentação de palestra no Oi Cabeça. Museu das telecomunicações/ Oi Futuro. Tema: “Inventário do Sob”. Dia 22 de novembro. Belo Horizonte, Minas Gerais. Apresentação de palestra na II Semanária das Artes Gráficas. Escola de Belas Artes, UFMG. Tema: “Portfólio e trajetória: da colagem ao espaço urbano”. Dia 7 de dezembro. 4hs/aula. Belo Horizonte, Minas Gerais.

DIREÇÃO EM AUDIOVISUAL, TV E VÍDEO

2012 Diretora do filme Carta –Recorte, 2012, 3’30 min. Vídeo produzido para financiamento colaborativo de exposição via plataforma CATARSE.

2001 Co-diretora do documentário UMDOLASI sobre a Cultura da Criança – Financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Vídeo, 47 Min.

2001 Diretora do audiovisual “HQ – Experimento” em parceria com Clarisse Alvarenga. Apresentado no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos. Dias 11 e 13 /10. Casa do Conde de Santa Marinha, Belo Horizonte, M.G.

EXPERIÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES NÃO EDUCACIONAIS

2002 – 2004 Cargo Técnico para o desenvolvimento de pesquisa em arte e criação de material lúdico-pedagógico sobre conjuntos urbanos tombados de Belo Horizonte, em educação patrimonial. Gerência de Patrimônio Histórico Urbano, Prefeitura de Belo Horizonte, MG.

BOLSAS DE PESQUISA

2012 Estágio docência na disciplina Atelier de Desenho II e III, sob a supervisão da Professora Mabe Bethônico. Curso de graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFMG. 1o Semestre. Carga horária: Sessenta (60) horas/aula.

2010 – 2011 Bolsa da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Programa BPT (Bolsa para todos).

1999 – 2001 Estágio em fotografia e arquivo no Departamento de Memória e Patrimônio Histórico Urbano. Secretaria Municipal de Cultura/SMC. Prefeitura de Belo Horizonte. Vinte (20) horas semanais.

VÍDEOS