Nasceu em Belo Horizonte.

Em seu vasto currículo destacam–se inumeros Prêmios e mostras internacionais como Biwako Biennale (2010 / 2014) Omihachimman, Japão; 1ª, 5ª e 10ª Bienal do Mercosul, (1997/ 2005/ 2015) Porto Alegre BR; Bienal Internacional de São Paulo, (1985 e 1994); Bienal de Cuenca (1995) Equador.

 

Participou de vários Salões Nacionais de Artes, dentre eles, quando recebeu o O Grande Prêmio no Salão Nacional de Artes 1990, (IBAC/ FUNARTE/ MAP). E realizou inúmeras Mostras individuais a convite de Instituições brasileiras como Oi Futuro Flamengo e BH; CCBB- Rio de Janeiro; Centro Cultural São Paulo; MAP BH; MAM RJ.

 

A partir do início da década de 1990 até 2019, realizou diversas mostras institucionais e em galerias comerciais no Brasil e exterior.

 

Em 2016, com Paulo Herkenhoff, lançou pela Editora COBOGÓ o Livro Niura Bellavinha, sobre a Trajetória.

 

Em 2014 lançou o Livro Niura Bellavinha, (NAU Editora) com textos do Curador Alberto Saraiva, sobre a Mostra Individual  no Oi Futuro Flamengo (RJ) e Oi Futuro Belo Horizonte. Lançou no mesmo ano seu primeiro media metragem: NháNhá.

 

Bacharel em Artes, Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola Guignard, Belo Horizonte, Brasil. Especializou-se em pintura, escultura, litografia e graduou-se em Pintura. 1983/1987.

 

Entre 1982 e 1984, foi orientada por Amilcar de Castro no Núcleo Avançado de Artes e em seu Atelier. Frequentou as Oficinas de Gravura e estudou Filosofia, Antropologia e Estética na Universidade Federal de Minas Gerais. No ano de 1985, transferiu-se para o  exterior onde fez residências e vários cursos,  Madrid, Londres e Berlin, em Oficinas e Ateliers. Em seguida frequentou a Parsons School of Design, Nova York. Após retornar ao Brasil, já em 1989 foi orientada por lberê Camargo em São Paulo e Porto Alegre. No início dos anos de 1990, foi convidada para sua primeira  Residência, 2 anos, no Centro Cultural da UFMG.

 

Em 2003 ministrou work shop paralelo ao work in progress da individual Sabará–Mangueira, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. Entre 1994, 1996 e 2019 ministrou curso de Experimentação em Pintura, na Escola Guignard – UEMG, em Belo Horizonte.

 

Acervos

 

Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Caci) – Brumadinho MG
Coleção Gilberto Chateaubriand – MAM/RJ – Rio de Janeiro RJ
Coleção João Sattamini/MAC-Niterói – Niterói RJ
Fundação Newton Paiva – Belo Horizonte MG
Fundação Roquete Pinto – São Paulo SP
Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac) – Rio de Janeiro RJ
Museu de Arte Contemporânea (MAC-Niterói) – Niterói RJ
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) – São Paulo
Museu de Arte da Pampulha (MAP) – Belo Horizonte MG
Museu de Arte de Brasília (MAB/DF) – Brasília DF
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) – Rio de Janeiro RJ
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) – Rio de Janeiro RJ
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Juiz de Fora MG
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – Viçosa MG

OBRAS

NIURA BELLAVINHA
iTa LíTica Barroca 1,
Pigmentos térreos e azurita sobre tela
170 x 230 cm
Sob Consulta
NIURA BELLAVINHA
Acrílica sobre linho
113×290 cm
Sob Consulta
NIURA BELLAVINHA
Articulado Nhá Nhá, 2014/15
ed.2/ 6+1PA
6 Fotografias montadas com vidro comum
64 x 314 cm
Sob Consulta
NIURA BELLAVINHA
Veneziana_Grafic Rain 2, 2013
Acrílica e óleo sobre linho
140 x 140cm
Sob Consulta
NIURA BELLAVINHA
Articulado Guignard, 2015
Impressão de tinta mineral em papel algodão e pintura em carbono e poeira de estrelas (meteoritos) sobre seda Dimensões variáveis (150 x 175 cm Aprox.)
Sob Consulta
NIURA BELLAVINHA
TORÓ
Acrílica e óleo sobre linho
100×100 cm
Sob Consulta

PORTFÓLIO DO ARTISTA

CV

PRINCIPAIS MOSTRAS INDIVIDUAIS | MAIN SOLO EXHIBITIONS

2019
Vermelhos
Espace_L, Genebra, Suiça

2016
iTa LíTica Barroca, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil]. Com exibição do filme NháNhá, o primeiro média-metragem da artista [With screening of NháNhá, her first medium-lenght film].

2014
Em torno da luz, Oi Futuro Belo Horizonte | Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil], Lançamento do filme NháNhá, o primeiro média-metragem da artista [Release of NháNhá, her first medium-lenght film], Curadoria e textos [Curated by and texts] Alberto Saraiva e [and] Aïcha Barat

2011/2012

Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Galeria [Gallery] Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Incluiu as performed paintings Balm & poison – curta-metragem em stop motion – e Infiltração [Including the performed paintings Balm & poison, stop-motion short film, and Infiltração].
Le Sacré et le Profane, Espace_L, Genebra [Geneva], Suíça [Switzerland]. Curadoria [Curated by] Adon Péres.

2010

Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo, Brazil [Brasil]. Incluiu a performed painting Vestige – super-8. [Including the performed painting Vestige – super-8 film].

2009
Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Galeria [Gallery] Graça Brandão, Lisboa, Portugal [Lisbon, Portugal].

2007
Lusco-Fusco, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].

2006
Projeto [Project] Reflexa, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil]. Incluiu a performance Balm and poison e a performed painting Bálsamo e veneno – curta-metragem. [Includes the performance Balm and poison and the performed painting Bálsamo e veneno – short film]. Pré-curadoria de Rodrigo Moura e pós-curadoria de Janaina Melo e Marconi Drummond [Pre-curatorship by Rodrigo Moura and post-curatorship by Janaina Melo and Marconi Drummond].

2005
Transformadores, Galeria [Gallery] Manoel Macedo, Belo Horizonte, Brasil [Brazil]. Inclui Pintura com chuva – interferência urbana. [Including Pintura com chuva – urban intervention].
Infiltrações, Galeria [Gallery] Arte 21, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
IN_OUT Translúcido, videoinstalação , Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil].

2004
À Vida – Pintura Reflexo Poema, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil]
Espelho Móvel – interferência urbana [urban intervention], MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil]. Curadoria de Vanda Klabin e Rodrigo Moura [Curated by Vanda Klabin and Rodrigo Moura].
Espelho Móvel – ReTurner no [at] Encontro com Arte, Casa Cor, Belo Horizonte e [and] Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria de [curated by] Vanda Klabin.

2003
Projeto Espelho Móvel – interferência urbana [urban intervention], Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil [Rodrigo de Freitas Lagoon, Rio de Janeiro, Brazil].
Projeto Espelho Móvel – fotografias [photography]. Espaço Cultural Sérgio Porto [Sérgio Porto Cultural Center], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Projeto Espelho Móvel – pinturas [paintings]. Galeria [Gallery] Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Projeto Sabará-Mangueira [work in progress]. Incluiu a performance À linguagem e o vídeo e performed painting À linguagem [Including the performance À linguagem and the video and performed painting À linguagem]. Projeto [Project] Zona Instável, Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil [At the stables of The School of Visual Arts of Parque Lage, Rio de Janeiro, Brazil].

2002
1ª [first edition]] SP Arte. A Seco. OCA, Brasil Connects, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].

2001
Projeto [project] Translúcidos-Sabarás, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro]. Incluiu a instalação/pintura Ele passou – pinturas com pó de meteoro – e o trabalho O lado de fora [Including the installation/painting Ele passou – meteor dust painting – and the work O lado de fora]. Curadoria de [Curated by] Fernando Cocchiarale.
Projeto [project] Translúcidos-Sabarás, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].

1999
Portas, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].

1998
Particular – Aurora, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil]. 

Aurora, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].

1997
…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].

1996
Ver e Não Ver.., [infiltrações], Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
ENTRE, Galeria [Gallery] Gesto Gráfico, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].

1993
Interstícios, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].

1992
Niura Bellavinha, Escritório de Arte [Art Office] Fernando Pedro, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
Projeto [project] Humano Imerso – radiografias [radiography], Centro Cultural São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria de [Curated by] Sônia Salzstein e [and] José Leonilson.

1991
Projeto [project] Humano Imerso – radiografias [radiography]. Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo e [and] Galeria [Gallery] Saramenha, Rio de Janeiro. Brasil [Brazil].

1990
Projeto Humano Imerso – radiografias [radiography]. Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].

PRINCIPAIS MOSTRAS COLETIVAS | Main Group EXHIBITIONS

2019
Vermelhos, Espace_L, Genebra, Suiça
Mostra inaugural, BRISA Galeria, Lisboa, Portugal

2018
Modernos Eternos, Belo Horizonte, Minas Gerais,Brasil.
Este Arte, Punta Del Este,Uruguai

2017
Espace_L, Genebra, Suiça

2016
Coletiva aniversário MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro

2014
Guignard e o Oriente entre Rio e Minas, MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, Brasil [MAR – Rio de Janeiro Museum of Art, Brazil]. Curadoria de [Curated by] Paulo Herkenhoff, Priscila Freire e [and] Marcelo Campos.
Melting Pot, Espace_L, Genebra [Geneva], Suíça [Switzerland].

2013
Vídeo Brasil – mostra inaugural [inaugural exhibition], Oi Futuro Ipanema e [and] Oi Futuro Belo Horizonte, Brasil. Curadoria [Curated by] Alberto Saraiva.
Vídeo Brasil, Lisboa [Lisbon], Portugal [Portugal]. Curadoria [Curated by] Alberto Saraiva

2012
Sismógrafo, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
Feijão com Arroz [Rice and Beans]. Museo Municipal de Guayaquil, Equador [Municipal Museum of Guayaquil, Ecuador]
Studio Trendy, Miami, Estados Unidos [USA]. Curadoria [Curated by] Jacopo Crivelli Visconti.\

2011
O Colecionador de Sonhos, Instituto [Insitute] Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias.

2010
Biwako Biennale, Omihachiman, Japão [Japan]. Curadoria [Curated by] Yoko Nakata
10ª Bienal do Mercosul [10th Mercosul Biennial], Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul [Mercosul Visual Arts Biennial Foundation]. Porto Alegre, Brasil [Brazil].
Coletiva, Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Lenora de Barros e [and] Artur Lescher.
Entre Salões, MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil].
Arte Pará, Museu do Estado do Pará, Palácio Lauro Sodré, Belém, Brasil [Pará State Museum, Palácio Lauro Sodré, Belém, Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Herkenhoff
Paralela, Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil [São Paulo School of Arts and Crafts, São Paulo, Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Reis.

2008
Projeto Brasil na ARCO’08, Feria Internacional de Arte Contemporáneo, Madri, Espanha [International Contemporary Art Fair, Madrid, Spain]. Curadoria [Curated by] Paulo Sérgio Duarte.

2007
80/90 Modernos, Pós-modernos, Etc. Instituto [Insitute] Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias
Pinturas, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brazil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Guilherme Bueno.

2006
Geração da Virada, 10 + 1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira, Instituto [Insitute] Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias e [and] Moacir dos Anjos.
Paralela a Bienal de São Paulo, PRODAN, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Daniela Bousso.
Um Século de Arte Brasileira – Coleção [Collection] Gilberto Chateaubriand, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil [Brazil].
É Hoje – Coleção Gilberto Chateaubriand, Espaço Cultural [Cultural Center] Santander, Porto Alegre, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Fernando Cocchiarale.

2005
5ª Bienal do Mercosul [5th Mercosul Biennial], Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul [Mercosul Visual Arts Biennial Foundation]. Porto Alegre, Brasil [Brazil].
El Sutil Vértigo de la Imagen, Centro Cultural de España de Rosario, Argentina [España de Rosario Cultural Center, Argentina]. Curadoria [Curated by] Cláudia Laudanno
Ocupação, Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Daniela Bousso.
Paralela, Incluiu a série ReTurner, de 2004 [Included the series ReTurner, from 2004], Bienal Internacional de São Paulo, Brasil [São Paulo International Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Moacir dos Anjos

2004
Paralela, Bienal de São Paulo, Brasil [São Paulo Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Moacir dos Anjos.
Pintura e Desenho 90/00, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Guilherme Bueno.
ARCO’04, Madri [Madrid], Espanha [Spain].
Imagem Sitiada, Sesc Copacana – itinerante [itinerant], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Armando Mattos

2002
Paralela, Bienal de São Paulo, Brasil [São Paulo Biennial, Brazil].
Novas Aquisições [New Acquisitions] – Coleção [Collection] Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art Rio de Janeiro, Brazil].
Art Chicago, Estados Unidos [USA].

2001
Plano Marcado, Galeria [Gallery] Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Sérgio Duarte
Art Chicago, Estados Unidos [USA].

2000
A Casa, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Van Van Seiler e [and] Paulo Sérgio Duarte.

1999
O Brasil no Século da Arte – A Coleção MAC/USP, Galeria de Arte do SESI, São Paulo, Brasil [Museum of Contemporary Art/University of São Paulo Collection].
Viagens de Identidades, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] José Roberto Aguilar.
Espelho da Bienal, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil].

1998
Espelho da Bienal, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. – atenção repetido – está correto?
Vista Assim do Alto Mais Parece um Céu no Chão, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro, Brazil]. Mostra referencial paralela ao 16º Salão Nacional de Artes Plásticas [Referencial exhibition parallel to the 16th National Art Exhibition]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias.
Coletiva Brasil, Casa de América, Madri [Madrid], Espanha [Spain].

1997
1ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil [1st Mercosul Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Frederico de Moraes.
Exposição Inaugural do MAC Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum Inagural Exhibition].
Projeto Novos Talentos, Palácio do Planalto, Brasília, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Ronaldo Brito.

1996
Treis Artistas Brasileiros, Galeria [Gallery] Cynthia Bourne Gallery, Londres [London].

1995
4ª Bienal de Pintura de Cuenca, Equador [4th Painting Biennial of Cuenca, Ecuador].
A Caminho de Niterói, Centro Cultural São Paulo, Brasil [São Paulo Cultural Center, Brazil].
Extremos, Cine Imaginário, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
10 Anos de Subdistrito, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].
Mostra Reinaugural do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum Re-Inaugural Exhibition, Belo Horizonte, Brazil]. Curadoria [Curated by] Sônia Salzstein e [and] Cristina Ávila.

1994
24ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil [24th São Paulo International Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Aguilar.
Bienal Brasil Século 20 [20th Century Brazil Biennial], Fundação Bienal de São Paulo [São Paulo Biennial Foundation].
Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]

1993
Encontros e Tendências, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil [University of São Paulo Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias e [and] co-curadoria [Co-curated by] Ricardo Resende.
Salão Nacional de Arte Contemporânea – Prêmio Aquisição [National Contemporary Art Exhibition Hall – Acquisition Prize], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Acervo [Collection], MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].

1992
Exposição Anual do Centro Cultural São Paulo – artista convidada [invited artist], Pavilhão do Ibirapuera, Bienal de São Paulo, Brasil [Ibirapuera Pavillion, São Paulo Biennial]. Curadoria [Curated by] Sônia Salzstein e comissão de [and comittee by] José Leonilson.
Meio Ambiente, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] João Manoel Sattamini
A Prova dos Nove, CEMIG, Belo Horizonte, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Angelo Oswaldo.

1991
12º Salão Nacional de Arte Contemporânea – Prêmio Aquisição, Brasília, Brasil [12th National Contemporary Art Exhibition Hall – Acquisition Prize].
Salão Nacional de Belas Artes IBAC/Funarte – Prêmio Aquisição, Rio de Janeiro, Brasil [IBAC/Funarte National Fine Art Exhibition Hall – Acquisition Prize, Rio de Janeiro, Brasil].

1990
22º Salão Nacional de Artes Plásticas IBAC/Funarte – Grande Prêmio, MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [IBAC/Funarte 22nd National Fine Arts Exhibition Hall – Grand Prize, Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil].
8º Salão Paulista/Bienal de São Paulo, Brasil [8th São Paulo Art Exhibition Hall/São Paulo Biennial, Brazil].

1985
18ª Bienal Internacional de São Paulo – performance, Grupo Pagu. Brasil [18th São Paulo International Biennial – performance, Grupo Pagu. Brazil].

PRINCIPAIS PRÊMIOS E PARTICIPAÇÕES | MAIN AWARDS AND PARTICIPATIONS

1991
Prêmio Aquisição [Acquisition Prize], Salão Nacional de Belas Artes IBAC/Funarte, Rio de Janeiro, Brasil [IBAC/Funarte National Fine Arts Exhibition Hall, Rio de Janeiro, Brazil].
Prêmio Aquisição [Acquisition Prize], Salão Nacional de Belas Artes, Brasília [National Fine Arts Exhibition Hall, Brasília].

1990
Grande Prêmio 22º Salão Nacional de Artes Plásticas IBAC/Funarte [IBAC/Funarte 22nd National Fine Arts Exhibition]
MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte]

PRINCIPAIS ACERVOS E COLEÇÕES | MAIN COLLECTIONS AND ARCHIVES

Coleções [Collections]
Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR [Rio de Janeiro Museum of Art Fundação Itaú Cultural, São Paulo] Brasil [Brazil]
Fundação Itaú Cultural, São Paulo [Itaú Cultural Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro – MAM] Brasil [Brazil]
Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [Gilberto Chateaubriand Collection, Museum of Modern Art in Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, Rio de Janeiro [Niterói Contemporary Art Museum, Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Fundação e Universidade Newton Paiva, Belo Horizonte [Newton Paiva University and Foundation, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]
Fundação Padre Anchieta, São Paulo [Padre Anchieta Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea de Brasília [Brasília Contemporary Art Museum] Brasil [Brazil]
Chemical Bank, Londres [Chemical Bank, London] Inglaterra [England]
Museu de Arte de São Paulo [São Paulo Museum of Art] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP [São Paulo University Museum of Contemporary Art] Brasil [Brazil]
Usiminas, Belo Horizonte Brasil [Usiminas, Belo Horizonte Brasil] Brasil [Brazil]
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro [National Museum of Fine Arts, Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Fundação Roquete Pinto, São Paulo [Roquete Pinto Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Universidade Federal de Juiz de Fora [Juiz de Fora Federal University] Brasil [Brazil]
Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais [Viçosa Federal University, Minas Gerais] Brasil [Brazil]
IBAC/Funarte [IBAC/Funarte] Brasil [Brazil]
Inhotim, Brumadinho [Inhotim/Brumadinho] Brasil [Brazil]
Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte [Clóvis Salgado Foundation, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]

ACERVOS

AM [Gallery] Galeria, Belo Horizonte
Galeria [Gallery] Anita Schwartz, Rio de Janeiro
Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo
Galeria [Gallery] Celma Albuquerque, Belo Horizonte
Espace_L [Gallery], Genebra Suiça
Galeria Graça Brandão [Gallery], Lisboa Portugal
Inúmeras coleções particulares no Brasil e no exterior [Several private collections in Brazil and abroad]

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES, ARTIGOS E ENTREVISTAS
HERKENHOFF, Paulo Mulheres do Presente, clareza nas Sombras, 2016
HERKENHOFF, Paulo (diretor artístico [artistic director] MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro Museum of Art]). NIURA BELLAVINHA, Rio de Janeiro, 2014/2015. Livro [Book]. Editora COBOGÓ
RUBIN, Nani (crítica [critic]). Sobre a individual Em Torno da Luz [On the solo exhibition Em Torno da Luz], no [at] Oi Futuro Flamengo, O Globo [newspaper], Rio de Janeiro.
SARAIVA, Alberto (curador do Oi Futuro Flamengo [curator of Oi Futuro Flamengo]). Niura Bellavinha, Rio de Janeiro, 2014. Livro [Book]. Editora NAU
LOPES, Fernanda (curadora [curator]). Fluidos e fixos – Água viva, Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo, 2010. Catálogo da exposição [Exhibition Catalogue].
DUARTE, Luiza (curadora e crítica de arte [curator and art critic]). Lusco-fusco, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, 2006. Folder da exposição [Exhibition folder].
MOURA, Rodrigo (curador do Museu de Arte da Pampulha [curator of Pampulha Art Museum]). “Duas lentes”, sobre a mostra individual Transformadores [on the solo exhibition Transformadores], na Galeria [Gallery] Manoel Macedo, Belo Horizonte, 2006. Catálogo da exposição [Exhibition Catalogue].
ASSIS, Júlio (crítico [critic]). “Ressonâncias do mundo”, sobre a mostra individual Transformadores [on the solo exhibition Transformadores], na Manoel Macedo Galeria [Gallery] de Arte, O Tempo, Belo Horizonte, 2005.
ARRUDA, Victor (artista plástico [visual artist]). Entrevista sobre a mostra individual Infiltrações [Interview on the solo exhibition Infiltrações], na Galeria [Gallery] Arte 21, Rio de Janeiro, 2005. Catálogo da mostra [Exhibition Catalogue].
CANONGIA, Lígia (curadora e crítica de arte [curator and art critic]). “O real como pintura”, sobre a performed painting [on the performed painting] À Linguagem – A medida do impossível, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the stables of the School of Visual Arts in Parque Lage]; a mostra [exhibition] Sabará-Mangueira, Rio de Janeiro, 2003; e a Bienal do Mercosul [Mercosul Biennial], Porto Alegre, 2005.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and art curator]). “Luzes sobre pintura”, sobre as individuais [on the solo exhibition] IN OUT Translúcido, Paço das Artes, São Paulo; À Vida, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo; mostra e interferência urbana [exhibition and urban intervention] Espelho Móvel, Museu e na Lagoa da Pampulha [Pampulha Lagoon and Lagoa da Pampulha Museum], Belo Horizonte, 2005.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico de arte [curator and art critic]). Sobre a individual [on the solo exhibition] Em Torno da Luz, Oi Futuro BH, Estado de Minas [newspaper], Belo Horizonte, 2005.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “A prosa da pintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Transformadores, Manoel Macedo Galeria de Arte [Gallery], Estado de Minas [podemos colocar newspaper aqui?], Belo Horizonte, 2005.
KLABIN, Vanda (curator of Encontro com Arte 2004). “A cor como poética da construção”, on Interferência Urbana and Espelho Móvel exhibitions, 2004.
ARAGÃO, Helena (jornalista [journalist]), “Água pintada na paisagem”, sobre as mostras Interferência Urbana e Espelho Móvel, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Espaço Cultural Sérgio Porto, O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
HIRSZMAN, Maria (crítica [critic]). Sobre a individual [on the solo exhibition] Sabará-Mangueira, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the sables of the School of Visual Arts in Parque Lage], Estado de São Paulo, São Paulo, 2003.
HIRSZMAN, Maria (crítica [critic]). “O mergulho sensorial de Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] A Seco, Oca, na Galeria [Gallery] Nara Roesler, Estado de São Paulo, São Paulo, 2003.
NAMI, Daniela (crítica [critic]). “Niura transforma arquitetura em pintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Sabará-Mangueira, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the stables of the School of Visual Arts in Parque Lage], O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
OSÓRIO, Camilo (curador e crítico [curator and critic]). “Niura Machado Bellavinha”, sobre a mostra individual de pintura [on the solo painting exhibition at] na Laura Marsiaj Arte Contemporânea [Gallery] e a mostra de fotos e vídeo no Espaço Cultural Sérgio Porto [and the photography and video exhibition at Sérgio Porto Cultural Center], O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
SILVA, Beatriz Coelho (crítica e jornalista [critic and journalist]). “Niura tinge Parque Lage de vermelho”, sobre a mostra individual Sabará-Mangueira [on the solo exhibition Sabará-Mangueira], nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the Stables of the School of Visual Arts in Parque Lage], Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 2003.
FARIAS, Agnaldo (critic and curator), “Atelier em movimento”, sobre a mostra individual Sabará-Mangueira [on the solo exhibition Sabará-Mangueira], nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at stables at the School of Visual Arts in Parque Lage], Projeto [Project] Zona Instável, Rio de Janeiro.
HERKENHOFF, Paulo (diretor artístico [artistic director] MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro Museum of Art]). “Pintura com sangue de estrelas”, sobre a individual Translúcidos-Sabarás [on the solo exhibition Translúcidos-Sabarás], Museu Nacional de Arte Moderna [National Museum of Modern Art], Rio de Janeiro, 2001.
MARTINS, Alexandra (jornalista [journalist]). “Niura Machado Bellavinha em dose dupla”, sobre a mostra individual Translúcidos-Sabarás [on the solo exhibition Translúcidos-Sabarás], no [at] Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro] e [and] Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, 2001.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “Poemas articulados”, sobre o livro de poemas [on the poetry book] CLIPS, de Laís Corrêa de Araújo em parceria com Niura Machado Bellavinha [by Laís Corrêa de Araújo in association – aqui sugiro – in partnership – with Niura Machado Bellavinha], Estado de Minas, Belo Horizonte, 2000.
OLIVA, Fernando (crítico [critic]). “Bellavinha revela sobra de cores”, sobre a mostra individual Particular [on the solo exhibition Particular], Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, 1998.
WEISS, Ana (jornalista [journalist]). “Niura cava a tinta para pintar”, sobre a mostra individual Particular [on the solo exhibition Particular], Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, 1998.
ÁVILA, Cristina (historiadora [historian]). “Os passos da paixão no olhar de Niura Bellavinha ou Noturno”, sobre a obra Noturno [on the work Noturno], para a 1ª Bienal do Mercosul [for the 1st Mercosul Biennial], e as individuais [and the solo exhibitions] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, e [and exhibition] Particular, Galeria Millan, São Paulo, 1997/1998.
ÁVILA, Cristina (historiadora [historian]). “O eterno retorno da criatividade”, sobre a participação de Niura Bellavinha na 1ª Bienal do Mercosul [on Niura Bellavinha’s participation at the 1st Mercosul Biennial], O Tempo, Belo Horizonte, 1997.
EVALDO, Mokarzel (jornalista [journalist]). “Niura trabalha a fragmentação do fim do século”, sobre a produção e projetos da artista [on the artist’s productions and projects], Estado de São Paulo, São Paulo, 1997.
MILLEN, Manya (crítica [critic]). “Lona e seda banhadas em vermelho”, sobre a mostra [on the exhibition] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, O Globo, Rio de Janeiro, 1997.
RUBIN, Nani (crítica [critic]). “A urgência do vermelho”, sobre a mostra [on the exhibition] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, O Globo, Rio de Janeiro, 1997.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “Ensaios da linguagem pictórica”, sobre a individual [on the solo exhibition]…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Estado de Minas, Belo Horizonte, 1997.
CUNHA, Alécio (crítico [critic]). “O voo de Niura”, sobre a individual [on the solo exhibition] Ver e Não Ver…, CCBB Rio de Janeiro, Brasil [Brazil], e a mostra [and the show] Treis Artistas Brasileiros, Cynthia Bourne Gallery, Londres, Inglaterra [London, England], 1996.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and curator]). “Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] Ver e Não Ver …, CCBB Rio de Janeiro, 1996.
MAMMI, Lorenzo (crítico [critic]). “Questões da pintura”, sobre a série de pinturas apresentada na 22a Bienal Internacional de São Paulo [on the painting series presented at the 22nd São Paulo International Biennial], Guia das Artes, São Paulo, 1994.
SALZSTEIN, Sônia (crítica e historiadora da arte [critic and art historian]). “A vulnerabilidade da forma”, sobre a série de pinturas apresentadas na 22ª Bienal Internacional de São Paulo [on the painting series presented on the 22nd São Paulo International Biennial], 1994. Catálogo e livro da mostra [Exhibition catalogue and book].
DUPRAT, Camila (crítica e curadora [critic and curator]). “Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, 1991.
GIANNINI, Sílvio (jornalista [journalist]). “Bom, bonito e barato”, sobre a individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, 1991.
GUIMARÃES, Cao. “Humano Imerso”, sobre as mostras individuais na [on the solo exhibitions at] Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, e [and] Saramenha, Rio de Janeiro, 1990/1991.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and curator]). “Niura Sala Corpo”, sobre a mostra [on the exhibition] Humano Imerso, Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, 1990.
OSWALDO, Angelo. “Despintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, 1990.

VÍDEOS