PRINCIPAIS MOSTRAS INDIVIDUAIS | MAIN SOLO EXHIBITIONS
2019
Vermelhos
Espace_L, Genebra, Suiça
2016
iTa LíTica Barroca, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil]. Com exibição do filme NháNhá, o primeiro média-metragem da artista [With screening of NháNhá, her first medium-lenght film].
2014
Em torno da luz, Oi Futuro Belo Horizonte | Oi Futuro Flamengo, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil], Lançamento do filme NháNhá, o primeiro média-metragem da artista [Release of NháNhá, her first medium-lenght film], Curadoria e textos [Curated by and texts] Alberto Saraiva e [and] Aïcha Barat
2011/2012
Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Galeria [Gallery] Anita Schwartz, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Incluiu as performed paintings Balm & poison – curta-metragem em stop motion – e Infiltração [Including the performed paintings Balm & poison, stop-motion short film, and Infiltração].
Le Sacré et le Profane, Espace_L, Genebra [Geneva], Suíça [Switzerland]. Curadoria [Curated by] Adon Péres.
2010
Biwako Biennale, Omihachiman, Japão. Curator: Yoko Nakata.
Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo, Brazil [Brasil]. Incluiu a performed painting Vestige – super-8. [Including the performed painting Vestige – super-8 film].
2009
Projeto Fluidos e Fixos – Água Viva, Galeria [Gallery] Graça Brandão, Lisboa, Portugal [Lisbon, Portugal].
2007
Lusco-Fusco, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].
2006
Projeto [Project] Reflexa, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil]. Incluiu a performance Balm and poison e a performed painting Bálsamo e veneno – curta-metragem. [Includes the performance Balm and poison and the performed painting Bálsamo e veneno – short film]. Pré-curadoria de Rodrigo Moura e pós-curadoria de Janaina Melo e Marconi Drummond [Pre-curatorship by Rodrigo Moura and post-curatorship by Janaina Melo and Marconi Drummond].
2005
Transformadores, Galeria [Gallery] Manoel Macedo, Belo Horizonte, Brasil [Brazil]. Inclui Pintura com chuva – interferência urbana. [Including Pintura com chuva – urban intervention].
Infiltrações, Galeria [Gallery] Arte 21, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
IN_OUT Translúcido, videoinstalação , Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil].
2004
À Vida – Pintura Reflexo Poema, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil]
Espelho Móvel – interferência urbana [urban intervention], MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil]. Curadoria de Vanda Klabin e Rodrigo Moura [Curated by Vanda Klabin and Rodrigo Moura].
Espelho Móvel – ReTurner no [at] Encontro com Arte, Casa Cor, Belo Horizonte e [and] Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria de [curated by] Vanda Klabin.
2003
Projeto Espelho Móvel – interferência urbana [urban intervention], Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil [Rodrigo de Freitas Lagoon, Rio de Janeiro, Brazil].
Projeto Espelho Móvel – fotografias [photography]. Espaço Cultural Sérgio Porto [Sérgio Porto Cultural Center], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Projeto Espelho Móvel – pinturas [paintings]. Galeria [Gallery] Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Projeto Sabará-Mangueira [work in progress]. Incluiu a performance À linguagem e o vídeo e performed painting À linguagem [Including the performance À linguagem and the video and performed painting À linguagem]. Projeto [Project] Zona Instável, Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, Brasil [At the stables of The School of Visual Arts of Parque Lage, Rio de Janeiro, Brazil].
2002
1ª [first edition]] SP Arte. A Seco. OCA, Brasil Connects, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].
2001
Projeto [project] Translúcidos-Sabarás, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro]. Incluiu a instalação/pintura Ele passou – pinturas com pó de meteoro – e o trabalho O lado de fora [Including the installation/painting Ele passou – meteor dust painting – and the work O lado de fora]. Curadoria de [Curated by] Fernando Cocchiarale.
Projeto [project] Translúcidos-Sabarás, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, Brasil [Brazil].
1999
Portas, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
1998
Particular – Aurora, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].
Aurora, Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
1997
…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].
1996
Ver e Não Ver.., [infiltrações], Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
ENTRE, Galeria [Gallery] Gesto Gráfico, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
1993
Interstícios, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].
1992
Niura Bellavinha, Escritório de Arte [Art Office] Fernando Pedro, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
Projeto [project] Humano Imerso – radiografias [radiography], Centro Cultural São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria de [Curated by] Sônia Salzstein e [and] José Leonilson.
1991
Projeto [project] Humano Imerso – radiografias [radiography]. Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo e [and] Galeria [Gallery] Saramenha, Rio de Janeiro. Brasil [Brazil].
1990
Projeto Humano Imerso – radiografias [radiography]. Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
PRINCIPAIS MOSTRAS COLETIVAS | Main Group EXHIBITIONS
2019
Vermelhos, Espace_L, Genebra, Suiça
Mostra inaugural, BRISA Galeria, Lisboa, Portugal
2018
Modernos Eternos, Belo Horizonte, Minas Gerais,Brasil.
Este Arte, Punta Del Este,Uruguai
2017
Espace_L, Genebra, Suiça
2016
Coletiva aniversário MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro
2014
Biwako Biennale, Omihachiman, Japan. Curator: Yoko Nakata.
Guignard e o Oriente entre Rio e Minas, MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro, Brasil [MAR – Rio de Janeiro Museum of Art, Brazil]. Curadoria de [Curated by] Paulo Herkenhoff, Priscila Freire e [and] Marcelo Campos.
Melting Pot, Espace_L, Genebra [Geneva], Suíça [Switzerland].
2013
Vídeo Brasil – mostra inaugural [inaugural exhibition], Oi Futuro Ipanema e [and] Oi Futuro Belo Horizonte, Brasil. Curadoria [Curated by] Alberto Saraiva.
Vídeo Brasil, Lisboa [Lisbon], Portugal [Portugal]. Curadoria [Curated by] Alberto Saraiva
2012
Sismógrafo, Palácio das Artes, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
Feijão com Arroz [Rice and Beans]. Museo Municipal de Guayaquil, Equador [Municipal Museum of Guayaquil, Ecuador]
Studio Trendy, Miami, Estados Unidos [USA]. Curadoria [Curated by] Jacopo Crivelli Visconti.\
2011
O Colecionador de Sonhos, Instituto [Insitute] Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias.
2010
Biwako Biennale, Omihachiman, Japão. Curator: Yoko Nakata.
10ª Bienal do Mercosul [10th Mercosul Biennial], Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul [Mercosul Visual Arts Biennial Foundation]. Porto Alegre, Brasil [Brazil].
Coletiva, Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Lenora de Barros e [and] Artur Lescher.
Entre Salões, MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil].
Arte Pará, Museu do Estado do Pará, Palácio Lauro Sodré, Belém, Brasil [Pará State Museum, Palácio Lauro Sodré, Belém, Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Herkenhoff
Paralela, Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, Brasil [São Paulo School of Arts and Crafts, São Paulo, Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Reis.
2008
Projeto Brasil na ARCO’08, Feria Internacional de Arte Contemporáneo, Madri, Espanha [International Contemporary Art Fair, Madrid, Spain]. Curadoria [Curated by] Paulo Sérgio Duarte.
2007
80/90 Modernos, Pós-modernos, Etc. Instituto [Insitute] Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias
Pinturas, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brazil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Guilherme Bueno.
2006
Geração da Virada, 10 + 1: Os Anos Recentes da Arte Brasileira, Instituto [Insitute] Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias e [and] Moacir dos Anjos.
Paralela a Bienal de São Paulo, PRODAN, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Daniela Bousso.
Um Século de Arte Brasileira – Coleção [Collection] Gilberto Chateaubriand, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil [Brazil].
É Hoje – Coleção Gilberto Chateaubriand, Espaço Cultural [Cultural Center] Santander, Porto Alegre, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Fernando Cocchiarale.
2005
5ª Bienal do Mercosul [5th Mercosul Biennial], Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul [Mercosul Visual Arts Biennial Foundation]. Porto Alegre, Brasil [Brazil].
El Sutil Vértigo de la Imagen, Centro Cultural de España de Rosario, Argentina [España de Rosario Cultural Center, Argentina]. Curadoria [Curated by] Cláudia Laudanno
Ocupação, Paço das Artes, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Daniela Bousso.
Paralela, Incluiu a série ReTurner, de 2004 [Included the series ReTurner, from 2004], Bienal Internacional de São Paulo, Brasil [São Paulo International Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Moacir dos Anjos
2004
Paralela, Bienal de São Paulo, Brasil [São Paulo Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Moacir dos Anjos.
Pintura e Desenho 90/00, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Guilherme Bueno.
ARCO’04, Madri [Madrid], Espanha [Spain].
Imagem Sitiada, Sesc Copacana – itinerante [itinerant], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Armando Mattos
2002
Paralela, Bienal de São Paulo, Brasil [São Paulo Biennial, Brazil].
Novas Aquisições [New Acquisitions] – Coleção [Collection] Gilberto Chateaubriand, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art Rio de Janeiro, Brazil].
Art Chicago, Estados Unidos [USA].
2001
Plano Marcado, Galeria [Gallery] Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Paulo Sérgio Duarte
Art Chicago, Estados Unidos [USA].
2000
A Casa, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Van Van Seiler e [and] Paulo Sérgio Duarte.
1999
O Brasil no Século da Arte – A Coleção MAC/USP, Galeria de Arte do SESI, São Paulo, Brasil [Museum of Contemporary Art/University of São Paulo Collection].
Viagens de Identidades, Casa das Rosas, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] José Roberto Aguilar.
Espelho da Bienal, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil].
1998
Espelho da Bienal, Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum, Brazil]. – atenção repetido – está correto?
Vista Assim do Alto Mais Parece um Céu no Chão, Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Brasil [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro, Brazil]. Mostra referencial paralela ao 16º Salão Nacional de Artes Plásticas [Referencial exhibition parallel to the 16th National Art Exhibition]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias.
Coletiva Brasil, Casa de América, Madri [Madrid], Espanha [Spain].
1997
1ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil [1st Mercosul Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Frederico de Moraes.
Exposição Inaugural do MAC Niterói, Brasil [Niterói Contemporary Art Museum Inagural Exhibition].
Projeto Novos Talentos, Palácio do Planalto, Brasília, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Ronaldo Brito.
1996
Treis Artistas Brasileiros, Galeria [Gallery] Cynthia Bourne Gallery, Londres [London].
1995
4ª Bienal de Pintura de Cuenca, Equador [4th Painting Biennial of Cuenca, Ecuador].
A Caminho de Niterói, Centro Cultural São Paulo, Brasil [São Paulo Cultural Center, Brazil].
Extremos, Cine Imaginário, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
10 Anos de Subdistrito, Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, Brasil [Brazil].
Mostra Reinaugural do Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Pampulha Art Museum Re-Inaugural Exhibition, Belo Horizonte, Brazil]. Curadoria [Curated by] Sônia Salzstein e [and] Cristina Ávila.
1994
24ª Bienal Internacional de São Paulo, Brasil [24th São Paulo International Biennial, Brazil]. Curadoria [Curated by] Aguilar.
Bienal Brasil Século 20 [20th Century Brazil Biennial], Fundação Bienal de São Paulo [São Paulo Biennial Foundation].
Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil [Brazil]
1993
Encontros e Tendências, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil [University of São Paulo Contemporary Art Museum, Brazil]. Curadoria [Curated by] Agnaldo Farias e [and] co-curadoria [Co-curated by] Ricardo Resende.
Salão Nacional de Arte Contemporânea – Prêmio Aquisição [National Contemporary Art Exhibition Hall – Acquisition Prize], Rio de Janeiro, Brasil [Brazil].
Acervo [Collection], MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [Brazil].
1992
Exposição Anual do Centro Cultural São Paulo – artista convidada [invited artist], Pavilhão do Ibirapuera, Bienal de São Paulo, Brasil [Ibirapuera Pavillion, São Paulo Biennial]. Curadoria [Curated by] Sônia Salzstein e comissão de [and comittee by] José Leonilson.
Meio Ambiente, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] João Manoel Sattamini
A Prova dos Nove, CEMIG, Belo Horizonte, Brasil [Brazil]. Curadoria [Curated by] Angelo Oswaldo.
1991
12º Salão Nacional de Arte Contemporânea – Prêmio Aquisição, Brasília, Brasil [12th National Contemporary Art Exhibition Hall – Acquisition Prize].
Salão Nacional de Belas Artes IBAC/Funarte – Prêmio Aquisição, Rio de Janeiro, Brasil [IBAC/Funarte National Fine Art Exhibition Hall – Acquisition Prize, Rio de Janeiro, Brasil].
1990
22º Salão Nacional de Artes Plásticas IBAC/Funarte – Grande Prêmio, MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte, Brasil [IBAC/Funarte 22nd National Fine Arts Exhibition Hall – Grand Prize, Pampulha Art Museum, Belo Horizonte, Brazil].
8º Salão Paulista/Bienal de São Paulo, Brasil [8th São Paulo Art Exhibition Hall/São Paulo Biennial, Brazil].
1985
18ª Bienal Internacional de São Paulo – performance, Grupo Pagu. Brasil [18th São Paulo International Biennial – performance, Grupo Pagu. Brazil].
PRINCIPAIS PRÊMIOS E PARTICIPAÇÕES | MAIN AWARDS AND PARTICIPATIONS
1991
Prêmio Aquisição [Acquisition Prize], Salão Nacional de Belas Artes IBAC/Funarte, Rio de Janeiro, Brasil [IBAC/Funarte National Fine Arts Exhibition Hall, Rio de Janeiro, Brazil].
Prêmio Aquisição [Acquisition Prize], Salão Nacional de Belas Artes, Brasília [National Fine Arts Exhibition Hall, Brasília].
1990
Grande Prêmio 22º Salão Nacional de Artes Plásticas IBAC/Funarte [IBAC/Funarte 22nd National Fine Arts Exhibition]
MAP – Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte]
PRINCIPAIS ACERVOS E COLEÇÕES | MAIN COLLECTIONS AND ARCHIVES
Coleções [Collections]
Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR [Rio de Janeiro Museum of Art Fundação Itaú Cultural, São Paulo] Brasil [Brazil]
Fundação Itaú Cultural, São Paulo [Itaú Cultural Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro – MAM] Brasil [Brazil]
Coleção Gilberto Chateaubriand – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [Gilberto Chateaubriand Collection, Museum of Modern Art in Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC, Rio de Janeiro [Niterói Contemporary Art Museum, Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Fundação e Universidade Newton Paiva, Belo Horizonte [Newton Paiva University and Foundation, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]
Fundação Padre Anchieta, São Paulo [Padre Anchieta Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea de Brasília [Brasília Contemporary Art Museum] Brasil [Brazil]
Chemical Bank, Londres [Chemical Bank, London] Inglaterra [England]
Museu de Arte de São Paulo [São Paulo Museum of Art] Brasil [Brazil]
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC/USP [São Paulo University Museum of Contemporary Art] Brasil [Brazil]
Usiminas, Belo Horizonte Brasil [Usiminas, Belo Horizonte Brasil] Brasil [Brazil]
Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte [Pampulha Art Museum, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro [National Museum of Fine Arts, Rio de Janeiro] Brasil [Brazil]
Fundação Roquete Pinto, São Paulo [Roquete Pinto Foundation, São Paulo] Brasil [Brazil]
Universidade Federal de Juiz de Fora [Juiz de Fora Federal University] Brasil [Brazil]
Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais [Viçosa Federal University, Minas Gerais] Brasil [Brazil]
IBAC/Funarte [IBAC/Funarte] Brasil [Brazil]
Inhotim, Brumadinho [Inhotim/Brumadinho] Brasil [Brazil]
Fundação Clóvis Salgado, Belo Horizonte [Clóvis Salgado Foundation, Belo Horizonte] Brasil [Brazil]
ACERVOS
AM [Gallery] Galeria, Belo Horizonte
Galeria [Gallery] Anita Schwartz, Rio de Janeiro
Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo
Galeria [Gallery] Celma Albuquerque, Belo Horizonte
Espace_L [Gallery], Genebra Suiça
Galeria Graça Brandão [Gallery], Lisboa Portugal
Inúmeras coleções particulares no Brasil e no exterior [Several private collections in Brazil and abroad]
PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES, ARTIGOS E ENTREVISTAS
HERKENHOFF, Paulo Mulheres do Presente, clareza nas Sombras, 2016
HERKENHOFF, Paulo (diretor artístico [artistic director] MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro Museum of Art]). NIURA BELLAVINHA, Rio de Janeiro, 2014/2015. Livro [Book]. Editora COBOGÓ
RUBIN, Nani (crítica [critic]). Sobre a individual Em Torno da Luz [On the solo exhibition Em Torno da Luz], no [at] Oi Futuro Flamengo, O Globo [newspaper], Rio de Janeiro.
SARAIVA, Alberto (curador do Oi Futuro Flamengo [curator of Oi Futuro Flamengo]). Niura Bellavinha, Rio de Janeiro, 2014. Livro [Book]. Editora NAU
LOPES, Fernanda (curadora [curator]). Fluidos e fixos – Água viva, Luciana Brito Galeria [Gallery], São Paulo, 2010. Catálogo da exposição [Exhibition Catalogue].
DUARTE, Luiza (curadora e crítica de arte [curator and art critic]). Lusco-fusco, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, 2006. Folder da exposição [Exhibition folder].
MOURA, Rodrigo (curador do Museu de Arte da Pampulha [curator of Pampulha Art Museum]). “Duas lentes”, sobre a mostra individual Transformadores [on the solo exhibition Transformadores], na Galeria [Gallery] Manoel Macedo, Belo Horizonte, 2006. Catálogo da exposição [Exhibition Catalogue].
ASSIS, Júlio (crítico [critic]). “Ressonâncias do mundo”, sobre a mostra individual Transformadores [on the solo exhibition Transformadores], na Manoel Macedo Galeria [Gallery] de Arte, O Tempo, Belo Horizonte, 2005.
ARRUDA, Victor (artista plástico [visual artist]). Entrevista sobre a mostra individual Infiltrações [Interview on the solo exhibition Infiltrações], na Galeria [Gallery] Arte 21, Rio de Janeiro, 2005. Catálogo da mostra [Exhibition Catalogue].
CANONGIA, Lígia (curadora e crítica de arte [curator and art critic]). “O real como pintura”, sobre a performed painting [on the performed painting] À Linguagem – A medida do impossível, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the stables of the School of Visual Arts in Parque Lage]; a mostra [exhibition] Sabará-Mangueira, Rio de Janeiro, 2003; e a Bienal do Mercosul [Mercosul Biennial], Porto Alegre, 2005.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and art curator]). “Luzes sobre pintura”, sobre as individuais [on the solo exhibition] IN OUT Translúcido, Paço das Artes, São Paulo; À Vida, Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo; mostra e interferência urbana [exhibition and urban intervention] Espelho Móvel, Museu e na Lagoa da Pampulha [Pampulha Lagoon and Lagoa da Pampulha Museum], Belo Horizonte, 2005.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico de arte [curator and art critic]). Sobre a individual [on the solo exhibition] Em Torno da Luz, Oi Futuro BH, Estado de Minas [newspaper], Belo Horizonte, 2005.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “A prosa da pintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Transformadores, Manoel Macedo Galeria de Arte [Gallery], Estado de Minas [podemos colocar newspaper aqui?], Belo Horizonte, 2005.
KLABIN, Vanda (curator of Encontro com Arte 2004). “A cor como poética da construção”, on Interferência Urbana and Espelho Móvel exhibitions, 2004.
ARAGÃO, Helena (jornalista [journalist]), “Água pintada na paisagem”, sobre as mostras Interferência Urbana e Espelho Móvel, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Espaço Cultural Sérgio Porto, O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
HIRSZMAN, Maria (crítica [critic]). Sobre a individual [on the solo exhibition] Sabará-Mangueira, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the sables of the School of Visual Arts in Parque Lage], Estado de São Paulo, São Paulo, 2003.
HIRSZMAN, Maria (crítica [critic]). “O mergulho sensorial de Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] A Seco, Oca, na Galeria [Gallery] Nara Roesler, Estado de São Paulo, São Paulo, 2003.
NAMI, Daniela (crítica [critic]). “Niura transforma arquitetura em pintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Sabará-Mangueira, nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the stables of the School of Visual Arts in Parque Lage], O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
OSÓRIO, Camilo (curador e crítico [curator and critic]). “Niura Machado Bellavinha”, sobre a mostra individual de pintura [on the solo painting exhibition at] na Laura Marsiaj Arte Contemporânea [Gallery] e a mostra de fotos e vídeo no Espaço Cultural Sérgio Porto [and the photography and video exhibition at Sérgio Porto Cultural Center], O Globo, Rio de Janeiro, 2003.
SILVA, Beatriz Coelho (crítica e jornalista [critic and journalist]). “Niura tinge Parque Lage de vermelho”, sobre a mostra individual Sabará-Mangueira [on the solo exhibition Sabará-Mangueira], nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at the Stables of the School of Visual Arts in Parque Lage], Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 2003.
FARIAS, Agnaldo (critic and curator), “Atelier em movimento”, sobre a mostra individual Sabará-Mangueira [on the solo exhibition Sabará-Mangueira], nas Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage [at stables at the School of Visual Arts in Parque Lage], Projeto [Project] Zona Instável, Rio de Janeiro.
HERKENHOFF, Paulo (diretor artístico [artistic director] MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro [Rio de Janeiro Museum of Art]). “Pintura com sangue de estrelas”, sobre a individual Translúcidos-Sabarás [on the solo exhibition Translúcidos-Sabarás], Museu Nacional de Arte Moderna [National Museum of Modern Art], Rio de Janeiro, 2001.
MARTINS, Alexandra (jornalista [journalist]). “Niura Machado Bellavinha em dose dupla”, sobre a mostra individual Translúcidos-Sabarás [on the solo exhibition Translúcidos-Sabarás], no [at] Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro [Museum of Modern Art in Rio de Janeiro] e [and] Galeria [Gallery] Nara Roesler, São Paulo, 2001.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “Poemas articulados”, sobre o livro de poemas [on the poetry book] CLIPS, de Laís Corrêa de Araújo em parceria com Niura Machado Bellavinha [by Laís Corrêa de Araújo in association – aqui sugiro – in partnership – with Niura Machado Bellavinha], Estado de Minas, Belo Horizonte, 2000.
OLIVA, Fernando (crítico [critic]). “Bellavinha revela sobra de cores”, sobre a mostra individual Particular [on the solo exhibition Particular], Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, 1998.
WEISS, Ana (jornalista [journalist]). “Niura cava a tinta para pintar”, sobre a mostra individual Particular [on the solo exhibition Particular], Galeria [Gallery] Millan, São Paulo, 1998.
ÁVILA, Cristina (historiadora [historian]). “Os passos da paixão no olhar de Niura Bellavinha ou Noturno”, sobre a obra Noturno [on the work Noturno], para a 1ª Bienal do Mercosul [for the 1st Mercosul Biennial], e as individuais [and the solo exhibitions] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Rio de Janeiro, e [and exhibition] Particular, Galeria Millan, São Paulo, 1997/1998.
ÁVILA, Cristina (historiadora [historian]). “O eterno retorno da criatividade”, sobre a participação de Niura Bellavinha na 1ª Bienal do Mercosul [on Niura Bellavinha’s participation at the 1st Mercosul Biennial], O Tempo, Belo Horizonte, 1997.
EVALDO, Mokarzel (jornalista [journalist]). “Niura trabalha a fragmentação do fim do século”, sobre a produção e projetos da artista [on the artist’s productions and projects], Estado de São Paulo, São Paulo, 1997.
MILLEN, Manya (crítica [critic]). “Lona e seda banhadas em vermelho”, sobre a mostra [on the exhibition] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, O Globo, Rio de Janeiro, 1997.
RUBIN, Nani (crítica [critic]). “A urgência do vermelho”, sobre a mostra [on the exhibition] …Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, O Globo, Rio de Janeiro, 1997.
SEBASTIÃO, Walter (curador e crítico [curator and critic]). “Ensaios da linguagem pictórica”, sobre a individual [on the solo exhibition]…Ao Revés…, Galeria [Gallery] Anna Maria Niemeyer, Estado de Minas, Belo Horizonte, 1997.
CUNHA, Alécio (crítico [critic]). “O voo de Niura”, sobre a individual [on the solo exhibition] Ver e Não Ver…, CCBB Rio de Janeiro, Brasil [Brazil], e a mostra [and the show] Treis Artistas Brasileiros, Cynthia Bourne Gallery, Londres, Inglaterra [London, England], 1996.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and curator]). “Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] Ver e Não Ver …, CCBB Rio de Janeiro, 1996.
MAMMI, Lorenzo (crítico [critic]). “Questões da pintura”, sobre a série de pinturas apresentada na 22a Bienal Internacional de São Paulo [on the painting series presented at the 22nd São Paulo International Biennial], Guia das Artes, São Paulo, 1994.
SALZSTEIN, Sônia (crítica e historiadora da arte [critic and art historian]). “A vulnerabilidade da forma”, sobre a série de pinturas apresentadas na 22ª Bienal Internacional de São Paulo [on the painting series presented on the 22nd São Paulo International Biennial], 1994. Catálogo e livro da mostra [Exhibition catalogue and book].
DUPRAT, Camila (crítica e curadora [critic and curator]). “Niura Bellavinha”, sobre a individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, 1991.
GIANNINI, Sílvio (jornalista [journalist]). “Bom, bonito e barato”, sobre a individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, 1991.
GUIMARÃES, Cao. “Humano Imerso”, sobre as mostras individuais na [on the solo exhibitions at] Galeria [Gallery] Subdistrito Comercial de Arte, São Paulo, e [and] Saramenha, Rio de Janeiro, 1990/1991.
FARIAS, Agnaldo (crítico e curador [critic and curator]). “Niura Sala Corpo”, sobre a mostra [on the exhibition] Humano Imerso, Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, 1990.
OSWALDO, Angelo. “Despintura”, sobre a mostra individual [on the solo exhibition] Humano Imerso, Sala Corpo de Exposições, Belo Horizonte, 1990.