Natur

Jomar Bragança . José Israel Abrantes . Marcílio Gazzinelli
16.09.10 a 06.10.10

Três profissionais. Três olhares. Uma série de imagens que coloca a fotografia no patamar de obra de arte. Com este objetivo, a AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155, loja 04 – Funcionários) de Belo Horizonte (MG) inaugura a exposição coletiva dos fotógrafos Jomar Bragança, José Israel Abrantes e Marcílio Gazzinelli.

A idéia de reunir e apresentar a criação fotográfica dos três renomados fotógrafos mineiros na exposição foi da proprietária da AM Galeria de Arte, Ângela Martins. O olhar apurado da especialista, que já comercializa as fotos para decoradores e arquitetos incluir como elementos decorativos em seus projetos ajudou a definir o foco da mostra que o público irá conhecer. Ao todo, 26 fotografias estarão expostas na AM Galeria de Arte.

A exposição

Jomar Bragança vai apresentar um ensaio autoral, que faz parte da série ‘Inflexões’, onde ele reflete sobre a percepção do tempo. “As imagens fogem do contexto habitual da fotografia de retratar a realidade, que no meu caso está ligado às fotos de arquitetura e decoração. São reflexos e sobreposições de imagens que lembram o surreal e levam à reflexão de questões subjetivas a cada interpretação”, destaca. O fotógrafo irá apresentar dez fotografias, sendo cinco no formato 1m x 1,5m e um conjunto de cinco fotos no formato 1m x 0,70cm, impressas em papel Fine Arte.

José Israel Abrantes preparou para a exposição uma série de fotos panorâmicas produzidas em 2008, em lugares como Serra da Capivara (PI), Lençóis Maranhenses (MA), região do Rio São Francisco e do Triângulo Mineiro (MG). As fotos retratam as paisagens naturais e destacam elementos como água, montanhas, rochas, areia e vegetação que caracterizam cada uma das regiões. O fotógrafo irá apresentar oito fotos panorâmicas, no formato 0,60 cm x 1,5 m.

Marcílio Gazzinelli vai apresentar um ensaio fotográfico produzido em 2009 a partir de dois sobrevôos na Ilha de Tinharé, na Bahia. A série faz parte do projeto ‘Andanças Aéreas’, que o profissional realiza fotografando regiões do Brasil para descobrir áreas do litoral preservadas da ação desordenada e irresponsável do homem. As fotos são realizadas com o avião sobrevoando na altura de 400 pés. A mostra terá oito fotos de Marcílio no formato 60 cm x 1,40 m.

Os fotógrafos
Jomar Bragança é natural de Itabira (MG). Formado em Arquitetura, é fotógrafo, editor e design gráfico com 25 anos de atuação. É fotógrafo oficial da Casa Cor Minas Gerais desde 1995, além de ter fotografado outras edições do evento em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. É colaborador das revistas nacionais Casa Vogue, Projeto, Arquitetura e Construção, Casa Cláudia, Arquitetura e Urbanismo, ArqDesign e da revista inglesa Wallpaper. Já participou de exposições individuais no Brasil e em Milão, na Itália.

José Israel Abrantes é mineiro de Malacacheta. Sua paixão são as paisagens mineiras, um dos pontos fortes de seu portfólio. Formado em Comunicação Visual, começou a publicar seus trabalhos em 1980. Em 1983 fundou a Comunicação e Arte com a parceria de Ana Horta e mais tarde a Comunicação e Photo. Desde então, suas fotos têm sido expostas em mostras individuais e coletivas e têm sido editadas com destaque em publicações nacionais e estrangeiras. Tem mais de 30 anos dedicado à fotografia e é um dos mais renomados especialistas do Brasil em fotos do Século XVIII.

Marcílio Gazzinelli nasceu em Teófilo Otoni (MG) e iniciou-se como autodidata em fotografia paralelamente ao curso de Geologia no final dos anos 70. Em 1981 profissionalizou-se e passou a atuar no mercado de fotografia autoral, aérea e industrial. Desde então, participa de exposições individuais no Brasil e coletivas mundo afora, como nos EUA, Guatemala, Costa Rica e Espanha. É editor de fotografia de diversos livros.