
Sylvia Amélia apresenta ‘Movente’, no Sesc Palladium
A artista Sylvia Amélia apresenta a partir do dia 22 de junho, a instalação ‘Movente’, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte.
A instalação é composta por elementos visuais e sonoros que dialogam com a memória de Belo Horizonte, dentre eles a Avenida Augusto de Lima, no Centro. Após uma pesquisa histórica realizada junto com o jornalista João Perdigão, a artista descobriu que diversas árvores do canteiro central da avenida haviam sido cortadas em 1968 a mando do prefeito Luís de Souza Lima, que na época, alegava que as árvores haviam se tornado ponto de encontro imoral de casais de namorados.
Em ‘Movente’, a artista propõe, portanto, uma nova paisagem vista do edifício do SESC, na qual árvores e carros convivem em harmonia. A instalação além de ocupar diversos pontos do SESC, pode ser vista de fora para dentro, sugerindo uma nova vista para quem está na avenida, influenciando assim a paisagem urbana.
O segundo eixo da instalação é o efeito sonoro de uma revoada de pássaros, habitantes naturais das árvores que estão presentes agora, nas janelas.
Movente ficará em cartaz de 22 de junho a 25 de setembro e faz parte do Projeto Desvios do SESC Palladium.
O texto curatorial de ‘Movente’ é de Camila Bechelany.
SESC Palladium | Av. Augusto de Lima, 420, Centro, BH