
AM Galeria recebe obras inéditas de Ascânio MMM
A AM Galeria recebe, entre os dias 12 de março e 23 de abril, a exposição inédita “QUACORS e PRISMAS”, de um dos mais respeitados escultores da atualidade, Ascânio MMM. Nascido em Portugal, Ascânio é naturalizado brasileiro e mora no Rio de Janeiro desde 1959
A exposição, que tem textos curatoriais de Agnaldo Farias e Cristina Tejo, terá 16 obras inéditas no Brasil. “São trabalhos que desenvolvi durante o ano de 2020. Após ficar 60 dias confinado em casa, transferi-me para o ateliê e ali fiquei em imersão total no meu processo criativo”, conta o artista.
Todas as peças foram produzidas em alumínio, metal utilizado por Ascânio desde a década de 1980 como alternativa mais resistente para viabilizar esculturas de grande porte. “A primeira vez que utilizei o alumínio foi em 1972, quando desenvolvi uma série de relevos de parede. Mas na época, era muito difícil trabalhar com o material, de difícil acesso, e com possibilidades restritas. Voltei ao alumínio em 1982, para substituir a madeira em duas esculturas para espaço externo”, relembra.
A partir daí, Ascânio começou a experimentar cortes, cores e fixações diversas, extrapolando o uso convencional do alumínio. “A coleção Quacors e Prismas se aprofunda em uma geometria intrigante e complexa. Serão expostas peças de quase 2 metros de altura, como a Prisma 3, belíssima”, destaca Agnaldo Farias.
O artista explica que “Quacors” – um neologismo criado por ele, que une as palavras quadrado e cor. Trata-se de híbridos de esculturas e pinturas que surgem como espécies de blocos nos quais uma sucessão de módulos quadrados – ora vazados, ora preenchidos – são articulados por parafusos dotados de certa folga, de tal forma que as composições sejam, a um só tempo, tesas e fluidas.
Já Prismas são trabalhos mais arquiteturais que também partem dos módulos de alumínio. Na geometria, os prismas são sólidos geométricos delimitados por faces planas. Porém, a palavra também carrega um sentido figurado que significa ponto de vista, aspecto e perspectiva.
A exposição na AM Galeria estará aberta ao público de segunda à sexta, das 11h às 19h. E, aos sábados, das 10h às 14h.
SERVIÇO:
- Exposição: “A razão em vertigem” – de Ascânio MMM
- Data: 12 de março a 23 de abril de 2022
- Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte/MG
- Horário: Segunda à sexta, de 11h às 19h. Aos sábados de 10h às 14h
- Entrada: Gratuita
- Textos curatoriais de Agnaldo Farias e Cristina Tejo