17/11/2021

17/11/2021

SANGUE DE BAIRRO, DE AFFONSO UCHÔA E DESALI

De 18 de setembro a 23 de janeiro, o BDMG Cultural realiza a exposição “Sangue de Bairro”, série fotográfica dos artistas Affonso Uchôa e Desali, na Galeria de Arte BDMG Cultural e na plataforma virtual mostrasbdmgcultural.org. As fotografias revelam o olhar dos artistas para o bairro Nacional, território periférico onde moram, na cidade de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.

A mostra “Sangue de Bairro” é composta por uma série de 60 fotografias, um vídeo e uma instalação sonora que trazem momentos de intimidade e retratos do cotidiano do bairro, assim como instantes de euforia, êxtase da vida diária e o convívio com a violência. A série fotográfica foi idealizada entre 2007 e 2008 e surgiu do desejo dos artistas de criarem um trabalho criativo pela linguagem da fotografia, interesse em comum de Affonso Uchôa e Desali.

“O trabalho da série representa mesmo o nosso encontro, a nossa amizade, o nosso compartilhamento de experiências no bairro Nacional e, sobretudo, a atividade criativa na periferia, algo fundamental pra nossa trajetória e pro nosso trabalho”, conta Affonso Uchôa.

Ciclo de Mostras 2021

A exposição Sangue de Bairro é a quarta e última do Ciclo de Mostras BDMG Cultural 2021. Um ciclo que nasceu com a seleção pública de projetos em 2020 e se apresenta neste ano, em meio à pandemia. O Ciclo de Mostras já recebeu, na Galeria de Arte BDMG Cultural e em plataforma virtual, exposições de Clarice G Lacerda, da dupla Lucimélia Romão e Jessica Lemos e de Marc Davi. Todas as exposições estão disponíveis, virtualmente, em bdmgcultural.mg.gov.br/mostras