Notícias

Jose Israel
28/11/2015

Lançamento do livro – JOSÉ ISRAEL ABRANTES – “SERTÕES”

 

12240394_999740176752205_6894140665319213859_o

Premiado fotógrafo registra os sertões brasileiros.

José Israel Abrantes lança livro de fotografia, com textos-poemas de Olavo Romano e Geraldo Amâncio.

Uma viagem pelo Brasil profundo dos grotões distantes das grandes cidades. Esta é a proposta do livro Sertões do Brasil, que o fotógrafo José Israel lança no próximo sábado, dia 28 de novembro. Resultado de cinco anos de pesquisas e viagens pelo interior dos estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas, o livro faz um percurso de rara beleza pelos magníficos sertões do país.

A obra é uma realização da Conceito Editorial, em edição bilíngüe (português/inglês), com patrocínio da Pottencial Seguradora, via Lei de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura.

Em 184 páginas e mais de 100 fotografias, selecionadas especialmente para este projeto, encontramos a natureza agreste, os homens na lida do gado, os mestres do artesanato, as festas populares e as manifestações da fé. São imagens carregadas de força e simbolismo. Nos registros da vida cotidiana ou nos detalhes que saltam das caatingas, cavernas, rios e cerrados, o que se exprime é um Brasil profundo, pouco conhecido, mas exuberante.

Três fotos do livro foram selecionadas recentemente, no concurso Itaú BBA e no 11º Prêmio New Holland de Fotojornalismo.

“Sertão é lonjura onde a terra azula, a vista mal alcança e vivente desiste de seguir adiante”, escreve Olavo Romano. O livro viaja por esse território mítico que já inspirou grandes clássicos da literatura brasileira, como “Grande Sertão: veredas”, de Guimarães Rosa, “Memorial de Maria Moura”, de Rachel de Queiros, “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e “Fogo Morto”, de José Lins do Rego. Foi no rastro desses cenários inspiradores que José Israel Abrantes empreendeu a sua jornada.

Com a experiência de mais de três décadas vasculhando o Brasil, ele mirou a sua lente com sensibilidade e precisão, nos entregando um livro memorável.

Serviço: Lançamento do livro – JOSÉ ISRAEL ABRANTES – “SERTÕES”
Data: dia 28 de novembro, 15 horas
Quanto: Entrada gratuita
Onde: AM Galeria