Niura MH Bellavinha

Niura Machado Horta Bellavinha (Belo Horizonte, MG, 1962). Artista multimídia. De 1976 a 1977 freqüenta o curso livre de artes da Escola Guignard, em Belo Horizonte, e nessa época conhece Amilcar de Castro (1920-2002). Em 1978 ingressa no curso de graduação da Escola Guignard, onde se forma em pintura, com orientação de Carlos Wolney (1948), e litografia, orientada por Lotus Lobo (1943), em 1984. No mesmo período, freqüenta as oficinas de gravura da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, onde estuda antropologia e estética com Sônia Viegas e Moacyr Laterza. De 1980 a 1988, a artista é orientada, em seu ateliê e no Núcleo Avançado de Artes, por Amilcar de Castro. Apresenta performance com o Grupo Pagú - do qual é diretora de arte - na 18ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1985. Estuda na Parsons School of Design, em Nova York, em 1986. É orientada por Iberê Camargo (1914-1994), em 1987 e 1989. Em 1994 participa da 22ª Bienal Internacional de São Paulo e é professora do curso de pintura na Escola Guignard, até 1995. No ano seguinte, passa a viver no Rio de Janeiro. Ministra workshop na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), em 2003, em paralelo à montagem da obra Sabará-Mangueira.

Niura Bellavinha começa a expor em Belo Horizonte na década de 1980, dedicando-se à pintura. A cor como elemento constitutivo da pintura é o cerne do trabalho da artista, que utiliza tons de vermelho e azul. Realiza suas telas sobrepondo pinceladas largas verticais e horizontais para depois aplicar jatos de água e ar comprimido de alta pressão sobre a massa de tinta, criando assim alguns espaços translúcidos ou revelando o branco da tela.

Em sua trajetória explora as qualidades da cor - geralmente utilizada em forma de pigmento puro - nas pinturas, instalações, interferências urbanas e performances, como em A Medida do Impossível, 2005, que culmina com as cinco mulheres que atuam nessa ação soprando no ar punhados de pigmento vermelho, anteriormente depositados em pratos brancos. Ou na interferência Espelho Móvel (ReTurner), 2003, realizada nos espelhos d'água da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, e da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, na qual uma série de refletores comandados por computador se alternam na projeção de luzes vermelhas sobre a água.

 

Acervos

Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Caci) - Brumadinho MG
Coleção Gilberto Chateaubriand - MAM/RJ - Rio de Janeiro RJ
Coleção João Sattamini/MAC-Niterói - Niterói RJ
Fundação Newton Paiva - Belo Horizonte MG
Fundação Roquete Pinto - São Paulo SP
Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac) - Rio de Janeiro RJ
Museu de Arte Contemporânea (MAC-Niterói) - Niterói RJ
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) - São Paulo
Museu de Arte da Pampulha (MAP) - Belo Horizonte MG
Museu de Arte de Brasília (MAB/DF) - Brasília DF
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) - Rio de Janeiro RJ
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) - Rio de Janeiro RJ
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - Juiz de Fora MG
Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa MG

Niura Bellavinha especializou-se em pintura, escultura e litografia na Escola Guignard, na Universidade do Estado de Minas Gerais. Entre 1983 e 1985, estudou com Almicar de Castro. No mesmo período trabalhou nas oficinas de gravura e estudou Antropologia e Estética na Universidade Federal de Minas Gerais.


Entre 1994 e 1996, ministrou o curso de Pintura na Escola Guignard em Belo Horizonte. Cursou o mestrado em Escultura e Arte Moderna na Puc-Rio, ministrado por Ronaldo Brito, e participou de seu grupo de estudos sobre artistas brasileiros. Estudou História e Crítica da Arte com Paulo Sérgio Duarte na Escola de Artes Visuais do Parque Laje (RJ). Em 2003 orientou o workshop paralelo ao Work in Progress da individual Sabará-Mangueira, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Exposições Individuais

1988 
Belo Horizonte MG – Através, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes

1988 
Viçosa MG – Niura Bellavinha: pintura e desenho, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Viçosa – UFV

1990 
Belo Horizonte MG – Humano Imerso, na Sala Corpo de Exposições

1991 
Rio de Janeiro RJ – Humano Imerso, na Galeria Saramenha

1991 
São Paulo SP – Humano Imerso, na Subdistrito Comercial de Arte

1992
Belo Horizonte MG – Niura Bellavinha: pintura, no Escritório de Arte Fernando Pedro

1992 
São Paulo SP – Infiltrados, no CCSP

1993 
São Paulo SP – Interstícios, na Galeria Millan

1996 
Belo Horizonte MG – Entre, na Galeria Gesto Gráfico
Rio de Janeiro RJ – Do Ver e do Não Ver, no CCBB

1997 
Rio de Janeiro RJ – …Ao Revés…, na Galeria Anna Maria Niemeyer
São Paulo SP – …Ao Revés…, na Galeria Millan

1998
Rio de Janeiro RJ – Aurora, no Paço Imperial

1999 
Belo Horizonte MG – Portas, na Fundação Clóvis Salgado. Palácio das Artes

Imagem de Amostra do You Tube

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