Helder Profeta

Helder Profeta

Mineiro de Belo Horizonte, Helder Profeta é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard, com Especialização em Desenho e Escultura, pela mesma Escola Guignard. Seus trabalhos já foram expostos em várias cidades do país e do exterior, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Londres e Lisboa. 

No início de sua carreira, Profeta apresentava desenhos sobre acrílico, material que expressava tanto a busca de novos suportes para o pensamento gráfico quanto a procura por maior durabilidade do que a oferecida pelo papel.

As placas de acrílico se transformaram em esculturas com objetos de plástico, como baldes e brinquedos. Mais tarde, elas se tornaram impressões digitais, que, por sua vez, foram gravadas sobre lonas, tornando-se esboço para pinturas e colagens. “A minha ferramenta é o cérebro, não a mão”, provoca Helder Profeta.

O artista explica que a origem dessa pesquisa foi a busca de um novo tipo de desenho, que já era feito por designers há tempos, mas agora inserido no contexto da arte. Esse processo é o núcleo dos trabalhos de Helder, mas as peças podem ter diferentes considerações. Algumas colocam diferentes técnicas em diálogo, outras confrontam modos distintos de produzir imagens. “E há trabalhos puramente plásticos”, conta ele.